Usina da Paz Canaã dos Carajás lança exposição aberta de arte e literatura

Exposição segue para visitação até a próxima segunda-feira (07), na área interna do prédio da Usina

Continua depois da publicidade

Iniciou na última quinta-feira (03) a primeira edição da Exposição Aberta de Arte e Literatura da Usina da Paz Canaã dos Carajás, na região sudeste do Estado. A ação, em parceria com o Colégio Municipal Ronilton Aridal, conta com telas pintadas pelos estudantes da instituição, inspiradas em nomes importantes do modernismo brasileiro.

Na oportunidade, a escola também apresentou parte dos resultados produzidos a partir do Projeto “Ler é Crescer!”, desenvolvido ao longo do ano letivo. “Estamos muito felizes em poder fazer parte desse trabalho de incentivo à arte e literatura. Aqui estamos com inspirações de grandes obras de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Romero Brito e outras obras reproduzidas pelos nossos alunos”, explicou Ivaneide Correia, professora de arte visuais.

“A exposição possibilita valorizar a cultura e a arte produzida pelos estudantes, sendo determinante para a sua formação como artista e cidadão, permitindo que a sociedade reconheça e se orgulhe deste processo formativo. A Usina da Paz aqui de Canaã dos Carajás está de portas abertas para que a comunidade se aproprie, cada vez mais, deste projeto e fomente o berço cultural da cidade”, informou Bruno de Carvalho, coordenador geral da UsiPaz Canaã dos Carajás.

Segundo o coordenador, o resultado dessa iniciativa já está rendendo bons frutos. “Essa primeira exposição já conta com um grande público de visitantes, além de outras escolas que ficaram sabendo dessa parceria e também estão solicitando a visitação, que se dá de forma guiada pelos próprios alunos da Escola Ronilton Aridal”, ponderou.

“Eu e meus colegas estamos à frente dessa exposição. A gente veio mostrar como esses artistas se expressavam, por meio de suas artes, e o nosso desafio foi reproduzir as pinturas deles. O resultado foi muito gratificante. Estou muito feliz por ter esse trabalho em exposição aqui na Usina da Paz”, comentou a estudante do 9º ano, Stefani Beatriz, de 14 anos.

Serviço

A 1º Exposição Aberta de Arte e Literatura da UsiPaz Canaã dos Carajás segue até a próxima segunda-feira (07), na área interna do prédio da Usina. No horário de funcionamento do complexo, de 8h às 22h.

Deixe seu comentário

Posts relacionados