O professor e ex-vereador Euzébio Rodrigues está com a bola toda em Parauapebas. Ele, que atualmente comanda a Usina da Paz no município, virou assunto na Câmara Municipal recentemente devido às boas notícias que vêm do Bairro Tropical e adjacências em que ele é sempre citado como um dos grandes responsáveis pelo sucesso da estrutura montada pelo Governo do Estado para oferecer uma infinidade de serviços gratuitos à comunidade.
E a razão do sucesso são os números: a Usina da Paz de Parauapebas realizou nada menos que 40 mil atendimentos em julho, mês em que, tradicionalmente, a cidade fica vazia com a “fuga” de moradores que vão veranear em outros lugares. Mas no agitado Bairro Tropical a Usina seguiu sendo a principal atração e mobilizando uma multidão. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que recebeu com exclusividade planilha com os números de atendimento da casa.
Euzébio está de volta e, agora, mais forte que nunca. Tem sido procurado por diversas entidades para parcerias de serviços, e o alto número de pessoas que, sob sua batuta, a Usina tem conseguido mobilizar já dá indícios de como será o cenário político em 2024. Carismático, simples, acessível e popular, ele consegue motivar em minutos lideranças estratégicas.
O Blog do Zé Dudu “desceu” até o Tropical para sondar como a população tem enxergado a Usina da Paz e a representatividade do espaço para a comunidade. E não é difícil dizer que dez em cada dez moradores do bairro conhecem e aprovam o complexo multisserviços entregue em maio pelo governador Helder Barbalho.
Inclusão digital prestigiada
Alguns pontos específicos chamaram a atenção do Blog, e um deles foi o serviço de informática básica oferecido pela Usina. A dona de casa Maria da Silva, de 50 anos, rasga elogios ao professor Lucas Goes porque diz estar “aprendendo como uma mocinha de 12 anos” a usar equipamentos eletrônicos. “Esse professor é uma bênção! Esse prédio é uma bênção. Esse povo que criou esse projeto é uma bênção. Eu, que pouco sei a leitura, tô fazendo sucesso lá em casa, ensinando minhas netas a mexer com computador e celular”, emociona-se a dona de casa.
A informática básica da Usina beneficiou 240 pessoas com idade entre 14 e 59 anos e é um dos serviços mais elogiados pela comunidade usuária. E mesmo quem não utiliza fala bem, como a adolescente Rithyelle Silva dos Anjos, 16 anos. Ela diz que seu avô, José Silva, frequenta a Usina para fazer o curso. “Tá uma loucura! Os tiozinhos estão empolgados em aprender a mexer com a tecnologia. Daqui a pouco, vão estar melhores que nós, marcando encontro até no Tinder”, brinca ela, fazendo referência a um popular aplicativo de paqueras. “Meu vô evoluiu muito nas aulas de informática. O rapaz [professor de informática da usina] ensinou a mexer no celular, e ele agora está craque. Não sai do zap. Em casa, a gente não tinha muita paciência para ensinar”, revela Rithyelle.
Saúde ao alcance de todos
Outros atendimentos bastante ovacionados são os serviços de saúde ofertados por equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), nas áreas médica, odontológica, psicológica, de checagem de sinais vitais, marcação de consultas, além da regulação de exames. Foram realizados 3.080 atendimentos dessa natureza, o que dá uma média de um para cada dez moradores do complexo Tropical, que possui atualmente cerca de 30 mil habitantes. “Passei pela consulta e me livrei de um enjoo que vinha sentido há mais de mês”, conta a dona de casa Francisca Pereira Nunes, 54 anos.
A Usina também oferece serviço de confecção de carteira de identidade, lazer e entretenimento, por meio de aulas de dança e esportes de diversas modalidades. Além disso, a quadra de esportes é diuturnamente utilizada pela comunidade, que recebe orientações diversas sobre temas relacionados à saúde, direitos e cidadania.
“Com muito trabalho e dedicação coletiva, chegamos a 40.063 atendimentos em julho. Muito mais que cravar números, estamos empenhados em mudar, para melhor, as condições de vida dessas pessoas”, comemora Euzébio Rodrigues, adicionando que a Usina está de portas abertas para servir aos parauapebenses, independentemente do bairro onde residam. “Este é um equipamento público à disposição da comunidade e precisa somar forças ao governo municipal na garantia dos direitos coletivos e na promoção do desenvolvimento humano”, sintetiza.
Primeira do sudeste do Pará, a Usina da Paz de Parauapebas é um projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz, do Governo do Estado, e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). Na Capital do Minério, a Usina funciona em parceria com a mineradora multinacional Vale e com a Prefeitura de Parauapebas.
5 comentários em “Usina da Paz de Parauapebas bate recorde com 40 mil atendimentos”
poderiam pensar em levar os serviços para outros bairros? que tal??? parabéns eusébio!!
O Eusébio é um grande ser e ter ele na cámera novamente Parauapebas só tem a ganhar………
o eusebio foi um bom vereador , merece está de volta!!!!!!
Excelente reportagem! Parabéns, professor Euzébio! Que bom ter você de volta ao cenário político com tão grande resplendor e destaque! Parabéns!!!
Pingback: Usina da Paz de Parauapebas bate recorde com 40 mil atendimentos » Blog do Keniston