Usinas hidrelétricas abrem as comportas e proporcionam belo espetáculo visual

Na usina de Tucuruí (PA), as comportas da calha central foram abertas no último dia 17 (segunda-feira), com vazão de 1.950 metros cúbicos por segundo

Continua depois da publicidade

As chuvas que caem em várias regiões do Brasil nesta época do ano, garantem um dos espetáculos visuais mais deslumbrantes e impressionantes. Isso porque as usinas hidrelétricas começaram a abrir suas comportas. O Pará conta com duas importantes hidrelétricas, a Usina de Tucuruí e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Altamira, esta no oeste do estado.

Na usina de Tucuruí (PA), as comportas da calha central foram abertas no último dia 17 (segunda-feira), com vazão de 1.950 metros cúbicos por segundo. As usinas hidrelétricas localizadas no Rio Madeira, no Complexo Belo Monte, e nas Bacias do Rio São Francisco também liberaram água pelas comportas durante a semana.

A medida excepcional é tomada com a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional, conforme o Ministério de Minas e Energia (MME). Esses reservatórios estão superando 60% de armazenamento no mês de janeiro devido às chuvas acima da média em algumas regiões do país.

Em geral, segundo o MME, a abertura dos vertedouros ocorre por dois fatores principais: garantir a segurança das barragens, quando o volume dos reservatórios chega aos níveis máximos, e redução da demanda de energia, conforme esperado em janeiro. Assim, a água que passaria pelas turbinas é escoada nos vertedouros.

Com a abertura dos vertedouros, é possível acompanhar um dos mais belos espetáculos de vazão de água, um momento único que os turistas aproveitam para registrar.

(Da Redação com informações MME)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress