As chuvas que caem em várias regiões do Brasil nesta época do ano, garantem um dos espetáculos visuais mais deslumbrantes e impressionantes. Isso porque as usinas hidrelétricas começaram a abrir suas comportas. O Pará conta com duas importantes hidrelétricas, a Usina de Tucuruí e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Altamira, esta no oeste do estado.
Na usina de Tucuruí (PA), as comportas da calha central foram abertas no último dia 17 (segunda-feira), com vazão de 1.950 metros cúbicos por segundo. As usinas hidrelétricas localizadas no Rio Madeira, no Complexo Belo Monte, e nas Bacias do Rio São Francisco também liberaram água pelas comportas durante a semana.
A medida excepcional é tomada com a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional, conforme o Ministério de Minas e Energia (MME). Esses reservatórios estão superando 60% de armazenamento no mês de janeiro devido às chuvas acima da média em algumas regiões do país.
Em geral, segundo o MME, a abertura dos vertedouros ocorre por dois fatores principais: garantir a segurança das barragens, quando o volume dos reservatórios chega aos níveis máximos, e redução da demanda de energia, conforme esperado em janeiro. Assim, a água que passaria pelas turbinas é escoada nos vertedouros.
Com a abertura dos vertedouros, é possível acompanhar um dos mais belos espetáculos de vazão de água, um momento único que os turistas aproveitam para registrar.
(Da Redação com informações MME)