A Usina da Paz de Parauapebas completou um ano de funcionamento e atingiu a marca de 88 mil atendimentos. A data foi comemorada com uma festa realizada nesta quinta-feira (18), com direito a bolo, guaraná e apresentações de quadrilha junina e balé de alunos atendidos pela UsiPaz.
O complexo foi instalado no bairro Jardim Tropical, que recebeu melhorias de infraestrutura, com a pavimentação das ruas, iluminação e segurança. “Antes, a gente não podia brincar; era só lama. Agora, todo dia eu venho pra cá jogar bola, fico na biblioteca e ainda ando de bike em volta dela,” disse Cléber Santos, 14 anos, que integra a quadrilha Chapéu de Palha.
Para o coordenador de Juventude e presidente do Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural (Idesc), Anderson Silva, a instalação da UsiPaz ampliou os serviços de cidadania e assistência na periferia. “Nós já fazíamos um trabalho com essas crianças, levando os cursos de esportes, mas com a Usina a gente consegue dar um suporte que antes era impensável, como o serviço médico e de psicologia,” ressaltou.
“A gente tem atendido moradores de Xinguara, Redenção, Eldorado, Cumaru do Norte, Marabá (Garimpo das Pedras) e Curionópolis (Serra Pelada). Atende toda a região, e eu vejo que nenhuma outra instituição faz tanto pela nossa população como a UsiPaz,” pontuou o coordenador-geral da UsiPaz Parauapebas, Eusébio Rodrigues, sobre como os atendimentos no complexo beneficiam também moradores de outras cidades.
UsiPaz
A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. Além de Parauapebas, as UsiPaz estão presentes em Canaã dos Carajás, Ananindeua e Belém.
São mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.