Usuários do Windows 10 na expectativa após anúncio da Microsoft

CEO da Microsoft antecipou que atualização do Windows será uma das mais significativas da década
CEO da Microsoft, o indiano Satya Nadella, anunciou mudanças significativas no Windows 10

Continua depois da publicidade

Brasília – Na abertura da “Microsoft Build 2021”, conferência anual da Microsoft para desenvolvedores na terça-feira (25). O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que os detalhes sobre a “próxima geração” do sistema operacional Windows serão anunciados “em breve” pela companhia, gerando uma grande expectativa do público.

As novidades da companhia podem ser acompanhadas até a quinta-feira (27) totalmente on-line, em um evento que também visa destacar os clientes da empresa e demonstrar cases de ferramentas.

“Nossa promessa para você é a seguinte: criaremos mais oportunidades para todos os desenvolvedores do Windows e daremos boas-vindas a todos os criadores que procuram a plataforma mais inovadora, nova e aberta para construir, distribuir e monetizar aplicações. Estamos ansiosos para compartilhar tudo isso em breve”, afirmou o executivo que sucedeu o lendário Bill Gates a frente da maior companhia de software do mundo.

O indiano Satya Nadella disse ainda já estar testando pessoalmente a próxima versão do sistema operacional da empresa “há meses”. Nenhum detalhe sobre a atualização será revelado nesta edição do Build, no entanto.

A expectativa é que a próxima atualização do Windows seja a mais ostensiva da década, incluindo mudanças na interface e design do sistema operacional o que gerou ansiedade na comunidade de desenvolvedora de aplicativos e soluções que utilizam a plataforma — aumentando de imediato o valor das ações da empresa na Bolsa Nasdaq, de empresas de tecnologia no pregão da terça, em Nova Iorque.

Azure

A plataforma Azure tem um grande destaque no evento. A companhia apresentou atualizações de machine learning, melhorias nos aplicativos do Azure (Cloud, Data) e ferramentas de desenvolvimento e DevOps. Também são apresentadas atualizações de nuvem híbrida e Multicloud, além de atualizações de segurança no Azure IoT para Windows e Linux.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud e AI Group na Microsoft, ressalta que os desenvolvedores “nunca foram tão importantes para o mundo”, relacionando a pandemia de coronavírus. O executivo diz que eles “têm sido essenciais para ajudar as empresas em todos os setores e pessoas em todos os lugares.”

“Em todo o evento Microsoft Build 2021, muitos de nossos clientes compartilharão como estão transformando e reimaginando digitalmente como se relacionam com seus funcionários e clientes com a nuvem da Microsoft”, disse Guthrie. A companhia também deve apresentar novidades do Microsoft Cloud e Developer Tooling, acrescentou.

Este é o segundo ano em que a Microsoft realiza a sua conferência totalmente online em decorrência da Covid-19. A conferência também traz novidades sobre o Microsoft 365, Windows e ferramentas de identidade e segurança em nuvem.

A Build 2021 pode ser acompanhada pela página oficial do evento.

Mudanças no carro-chefe da empresa

Algumas mudanças no carro-chefe da empresa, o Windows 10, já haviam sido anunciadas e inclui uma atualização para ícones do sistema, como programas que permanecem com o mesmo visual desde o Windows 95. Melhorias na interface de áudio Bluetooth e a adição do Auto HDR, disponível no Xbox, também estão no pacote.

Mudanças também serão implementadas na loja de aplicativos do Windows, que deve se tornar mais aberta para o ecossistema. Uma das possibilidades, apontam rumores, é que a comercialização de aplicativos de terceiros será liberada — atendendo antiga reinvindicação de desenvolvedores mundo afora.

A atualização para a “nova cara” e funcionalidades do Windows 10, serão gratuitas, naturalmente para os usuários que utilizam o sistema com uma licença comprada da empresa.

Um mecanismo de programação altamente sofisticado impedirá a implementação das mudanças em softwares de copias piratas.

Descontinuidade

Na semana passada, a Microsoft confirmou que descontinuará o projeto do Windows 10X. Originalmente desenhado como um sistema para dispositivos de duas telas, o software acabou sendo transformado em um potencial concorrente do Chrome OS. Seu projeto, no entanto, acabou cancelado para que a empresa pudesse focar nas atualizações vindouras do Windows 10 que promete ser um marco da computação.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

Deixe seu comentário

Posts relacionados