Mesmo com a nova frota de ônibus disponibilizada pela Central de Cooperativas desde maio de 2015, o sistema de transporte público de Parauapebas ainda recebe muitas críticas dos usuários. A proposta do novo sistema era que linhas mais curtas e pontos de integração agilizassem as viagens. Mas, para os usuários, essa mudança ainda não aconteceu.
“Tivemos mudança na qualidade dos veículos oferecidos, porém a espera nas paradas é algo muito negativo. Tem dias que levo uma hora aguardando a linha que vai para o bairro Cidade Jardim, é muito complicado pra quem precisa utilizar o transporte para chegar ao trabalho”, reclama a recepcionista Gisele Matos.
A servidora pública, Judite Santos, conta que necessita do coletivo todos os dias para chegar ao trabalho. “Para eu não chegar atrasada, acordo às 5h30 da manhã, porque já sei que levo cerca de uma hora na parada e quando a demora é demais gasto R$ 16 por dia com mototáxi para não faltar ao serviço”, declara a moradora do bairro Guanabara, destacando que o local só é atendido por uma linha cujo transporte vai até o seu local de trabalho.
Ao todo, 75 veículos atendem a população do município. Para quem mora em bairros mais distantes, a dificuldade é mais evidente. “Infelizmente, eu dependo desse transporte. Uma hora do meu dia é só para esperar esse ônibus e quando chega, na maioria das vezes, está lotado”, comenta Larissa Pontes, moradora do bairro Caetanópolis e aluna da Escola Eduardo Angelim, no Rio Verde.
A execução do serviço está sendo realizada pela Central das Cooperativas do Transporte Público de Parauapebas. Entramos em contato com a Central, mas até o fechamento dessa matéria não recebemos retorno. Caso a população queira registrar alguma crítica, denúncia ou sugestões, deverá entrar em contato pelo telefone 3346-4644, no Setor de Transportes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).