A Vale vai anunciar, nesta sexta-feira (14), investimento de R$ 70 bilhões para a expansão da produção de Carajás, em Parauapebas. O valor do aporte foi divulgado pelo Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar da cerimônia do anúncio, ao lado do presidente da Vale, Gustavo Pimenta.
Segundo o comunicado, trata-se de um investimento a ser realizado de 2025 a 2030, no que está sendo chamado de projeto “Novo Carajás”, no Sistema Norte.
A companhia afirmou que o empreendimento pretende apoiar o crescimento e a otimização de sua produção de minério de ferro e acelerar a produção de cobre. A região abriga o maior complexo de produção de minério de ferro da Vale.
Em 2024, a companhia produziu no local 177,5 milhões de toneladas da commodity, ou mais da metade do total produzido pela companhia no ano passado.
No Pará, a Vale produz ainda cobre e níquel nas minas do Sossego, Salobo e Onça Puma.
BioParque estará fechado nesta sexta
A Vale informa que nesta sexta-feira (14), o BioParque Vale Amazônia estará fechado. As atividades serão retomadas no sábado (15), a partir das 9h. A entrada é gratuita e autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na portaria da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas.
(Fontes: CNN Brasil e Ascom Vale)
4 comentários em “Vale anuncia investimento de R$ 70 bilhões em projeto Novo Carajás. Presidente Lula participa do anúncio, nesta sexta-feira (14)”
Quando se tem um presidente, um estadista as coisas acontecem. Parabéns ao Presidente Lula, parabéns ao povo de Parauapebas e Canaã do Carajás.
Não sei se te contaram mas a VALE foi privatizada em 1998. Enquanto isso a refinaria que teu presidente anunciou no Maranhão nunca saiu do papel. Então parabéns a Vale e seus investidores e não o ex condenado.
“A questão é a seguinte, o MP acatou uma denúncia, o nosso jurídico entrou em contato com a PUC RS e a universidade desconhece qualquer relação com a escola Delta de Itupiranga.
O MEC não reconhece mestrado on-line.
E o que acontece com quem tem o certificado? A progressão provavelmente será cancelada!
O servidor não precisa ser penalizado, a não ser que a administração queira, mas 90% não agiram de má fé.”
Olha aí meu amigo Zé Dudu a desculpa já tá preparada.
Zé Dudu meu nobre.!
Vai estourar um escândalo na prefeitura de Parauapebas.Diplomas falsos de mestrado PUC itupiranga.Estão querendo passar pano, pois tem diretor e coordenador deste atual governo. O medo tá grande aqui no meio e nós grupos tem professor recebendo como se fosse mestre, mas até a especialização foi comprada, professor malandrão casa caiu.