Mudas de espécies nativas da Floresta Amazônica estão sendo produzidas em larga escala no viveiro da Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás. As plantas são destinadas ao reflorestamento de áreas usadas nas operações da Vale, e também atendem demandas das Secretarias Municipais de Canaã dos Carajás e Parauapebas, além de serem distribuídas a comunidade nos eventos da empresa.
Só este ano já foram produzidas mais de 158 mil mudas. Entre elas, a Castanha-do-pará, Mogno, Sapucaia, Ipês Amarelo, Roxo e Rosa, Paricá, Jatobá e cerca de mais 40 outras espécies do bioma amazônico. Este ano a Vale bateu seu próprio recorde, plantando cerca de 70 mil mudas, o que equivale a uma área de 28 hectares, ou seja, 28 campos de futebol em processo de recuperação.
Orquidário
O viveiro de mudas da Mina do Sossego possui um orquidário com 240 exemplares das 27 espécies catalogadas nas áreas de atuação da Vale. Cada matriz resgatada recebe tratamento especializado que possibilita, inclusive, o desenvolvimento de técnicas de multiplicação dessas espécies.
Fonte: ASCOM Vale
1 comentário em “Vale comemora o aumento de produção de mudas nativas no viveiro da Mina do Sossego”
Atitude acertada – é um dever de casa básico que as prefeituras jamais podem desperdiçar. Isso diminui a ação antrópica irracional. A Amazônia, o Brasil e o mundo agradecem!