Vale completa 70 anos de operações

Continua depois da publicidade

A Vale completa 70 anos de operações nesta sexta-feira, 1º de junho. A companhia iniciou suas operações em 1942, com a produção de minério de ferro na cidade de Itabira, Minas Gerais. Hoje é a segunda maior mineradora do mundo e a maior empresa privada da América Latina. Com sede no Brasil e atuação em 38 países, a empresa emprega atualmente mais de 138 mil pessoas, entre profissionais próprios e terceirizados.
Maior produtora mundial de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel, a Vale produz ainda cobre, carvão, manganês, ferro-ligas, fertilizantes, cobalto e metais do grupo da platina. Além disso, atua também no setor de Logística, Siderurgia, Energia e Fertilizantes.

Todas as atividades da Vale são guiadas por uma política de transparência, respeito ao direito dos acionistas, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento dos empregados e melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que opera. A empresa acredita na inovação, como base do desenvolvimento, para criar a mineração do futuro e alcançar a visão de ser a maior e melhor mineradora do mundo

A Vale no Pará

No Pará, no município de Parauapebas, está localizada a Província Mineral de Carajás, que engloba a operação simultânea de quatro minas a céu aberto: N4E, N4W, N5E e N5W e uma em fase de abertura, que é a de N5 Sul. Atualmente, a mina de Carajás é a maior produtora de minério de ferro em operação do planeta.

Também sai do Pará, a maior linha férrea de passageiros do Brasil, a Estrada de Ferro Carajás (EFC), com 892 quilômetros de extensão passando por 25 municípios até São Luis, no Maranhão. O trem de passageiros beneficia cerca de 1.100 pessoas diariamente entre os dois estados. Pelo mesmo trajeto, segue o maior trem de carga do mundo, com 330 vagões, que além do minério de ferro, transporta manganês, ferro gusa, cobre e carga geral, como soja e combustível.

A atuação e crescimento da Vale na região reflete diretamente no desenvolvimento de seus parceiros. Em 2011, as compras da Vale no Pará  atingiram o patamar de mais de R$ 5,9 bilhões. O valor representa 16% de todas as compras da Vale realizadas no Brasil, que no  ano passado alcançou a marca de R$ 36 bilhões.

As operações da Vale no Estado garantem ainda muitos postos de trabalho na região. No terceiro trimestre deste ano, a empresa encerrou o período com mais de 19 mil postos de trabalho entre próprios e terceiros permanentes no Estado. Além disso, a empresa mantém outras cerca de 9 mil vagas em projetos que estão em fase de implantação na região, fora as oportunidades de emprego que os empreendimentos da empresa geram de forma indireta na regiões onde atua.

8 comentários em “Vale completa 70 anos de operações

  1. Rubens Moraes Junior Responder

    a Vale é a grande vilã e o verdadeiro entrave na Amazônia !
    Responsável por grandiosos adanos ambientais, sociais, fiscais e trabalhistas.
    A Vale pratica e permite praticar os menores salários do Brasil nesta região de Carajás.
    A Vale pratica a coisificação do ser humano dia a dia em suas minas !
    A Vale lesa direitos coletivos de forma explícita e, o pior de tudo, desrespeita a legislação e as ordens que emanam do Poder Judiciário !
    A Vale lesiona, maltrata e vitimiza seus empregados diretos, os terceitrizados e a toda a sociedade das regiões em que atua.

  2. Raimundo Olimpio Responder

    70 anos de história!!!

    Parabéns a todas as pessoas que fazem a Vale no Brasil e no mundo, em especial aos trabalhadores de Parauapebas. Temos certeza e admiração do potencial economico que a Vale traz a nossa região, O Pebas só é o que é graças a todos os trabalhadores (não os politicos) e graças a Vale. Parabéns e continue sempre conosco, que venham mais projetos, que venha o desenvolvimento, pois se formos depender dos politicos e dos amargurados comentários acima, estamos na roça…..Força Vale conte com o nosso povo garrido trabalhor de Parauapebas.

  3. MARCOS CARDOSO Responder

    O que a vale fez recentemente é um verdadeiro desrespeito ao cidadão. Desde outubro/2011 varias pessoas em Parauapebas iniciaram o Programa de Formação Profissional da Vale no intuito de ingressa na empresam, fizerem todos os exames, chegaram a assinar o ASO, e quando foi essa semana simplesmente representante da Vale liga para os participantes do programa e diz que o Processo havia sido cancelado, não informando o motivo. E ao procurar o corporativo da Vale e a ADAPT, simplesmente fomos informados que a Vale não tem mais interesse em profissionalizar a pessoa, devido já existir muito profissionais na região e é mais interessante para ela capacitar o profissional do que torna-lo profissional. Vai entender a Vale, ela deveria ter informado isso no inicio, assim não criaria expectativas e os participantes já teria seguido sua vida a procura de outro emprego. Hoje estou aqui, perdi oportunidade em algumas empresas, pois havia me interessado muito no programa. Mais fazer o que, Vale é Vale.

  4. vocês vão ter que me engolir... Responder

    AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA…

    A inveja só não mata os que são invejosos e Ignorantes…
    C.S.P.

    Parabéns ao tolerancia zero comentário 2# acima, falta internet na castanheira desse benedito, esse não sabe mesmo…

    Que a pessoas dona do COMENTÁRIO 1# ACIMA, receba o mesmo tipo de comentário quando estiver fazendo anus em festa, ou aniversário junto com seus entes querido no meio da floresta com seus netinhos pendurados em árvores e tomando banho no rio, e lenbrar também a todos que gospem no prato que comem.
    Só para ver se aprendem a não criticar com sândices, de quem está realmente fazendo algo por esse município, a qual nenhuma prefeitura ainda fez melhor, que seria trazer mais empregos e empresas de grande porte para esse município, só o que fazem é assumir prefeituras devendo até as cuecas para poderem se eleger, parem de furta menos dos cofres públicos e negociem com as grandes empresas para dar de comer a esses tipinhos que só fazer é reclamar da mineradora que ainda está aqui como carro chefe.
    E mesmo que para alguns tipinhos nunca seja o suficiente criticar é mais fácil do que fazer algo de util que já não é de hoje, se essa empresa encerrar seus trabalhos, nos colocará de volta a pré-história o desenvolvimento sócio econômico desse município é muito importante pensamos nisso. Barrando o verdadeiro motivo a qual estamos aqui que é ter salários melhores que na cidade grande e contribuídos para essa cidade dia após dia junto com nossos entes.
    E caro amigo infeliz Benedito se tu quiseres ser uma pessoa rica trabalhe mais e bastante e com QUALIDADE E COMPETÊNCIA, pois da para se ver que tu és invejoso, amargurado e com aquilo inchado, com o sucesso dos que trazem comida para a tua boca grande e para seus entes queridos.

    NOVAMENTE
    PARABÉNS, AOS ATUADORES DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONOMICO DESSE MUNÍCIPIO, BUSCANDO JOVENS TRABALHADORES DESTA CIDADE E ARREDORES E SOMANDO ATRIBUTOS PROFISSIONAIS, BUSCANDO A REAL QUALIDADE PARA ESSE ESTADO TÃO PROMISSOR…

    Mostrando o que há de melhor para essa cidade, que é o trabalho honesto, e também mostrando para muitos, o significado da palavra DESENVOLVIMENTO, serviço a qual nenhum prefeito dessa cidade já mais fez ou ira fazer, ENQUANTO NÃO SABERMOS ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES, E EXONERAR OS QUE NADA FAZEM POR ESSE MUNICÍPIO. Continuaremos nas trevas…

    AGRADEÇO

  5. vocês vão ter que me engolir... Responder

    AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA…

    Parabéns, aos atuadores do desenvolvimento socio economico deste município e principalmente deste estado, a qual com muito esforço e dedicação vem trabalhando e desenvolvendo profissionais de com qualidade nesse estado promissor…

    Agradecido

  6. tolerância zero Responder

    Meio ambiente? Presta atenção seu cocoruto acéfalo… a vale minera 3% da area que preserva, ja viu uma foto de satélite? Eike Batista? O que ele tem a ver com a Vale??? O Pai dele foi presidente quando ela ainda era estatal… vai ler um pouco!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados