A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip) realizou hoje, 22/5, o 2º Encontro de Negócios. O evento, que conta com a participação da Vale, teve a presença de 10 empresas, que apresentaram seu portfólio de serviços e produtos e conversaram diretamente com os profissionais de suprimentos da empresa. O gerente do Sebrae, Raimundo Nonato, também parceiro da iniciativa, dá dicas aos empreendedores para ampliar seu potencial de fornecedor.
O presidente da Acip, Humberto Costa comemorou os resultados da segunda edição. “Hoje nós fomos prestigiados por mais empresas, o objetivo está no caminho de ser alcançado e essa aproximação será contínua, nós sempre vamos procurar aproximar quem vende de quem compra. Estamos muito felizes, vamos continuar trabalhando e preparar a terceira edição”. O próximo evento deve ocorrer em agosto, reunindo os setores de engenharia e obras civis.
Com 10 anos de atuação em Parauapebas no mercado de peças para tratores e área de solda, o empresário Anderson Luiz de Sousa, destacou a importância dos associados participarem dessas iniciativas. “Digo para os associados: – venham, porque é muito positivo! É através destas iniciativas que a empresa fica sabendo de nossa capacidade de atendimento. O diálogo com a Vale foi muito bom, produtivo e esclarecedor”.
Abaixo, confira dicas gerais do gerente do Sebrae, Raimundo Nonato de Oliveira, para ampliar o potencial do empresário em ser fornecedor.
1) Prepare-se com foco nas necessidades do cliente: informe-se sobre o mercado; exigências legais, segurança no trabalho e meio ambiente;
2) Tenha uma organização mínima financeira e conhecimento total sobre seu escopo de atuação, capacidade de atendimento e de formar preço;
3) Valorize oportunidades como as rodadas, em que se fica frente a frente com o cliente;
4) Mantenha sua documentação atualizada e
5) Tenha um portfólio atualizado sobre seu potencial de fornecimento
2 comentários em “Vale e empresários participam do 2º encontro de negócios promovido pela ACIP”
Falou tudo meu amigo Raimundo! Eu era prestador de serviços à Vale e tambems inscrito na ACIP e nunca me sentir representado por essa categoria! Fui varias vezes tentar ajuda da Acip para me apoiar em alguns assuntos relacionados a Vale e nunca conseguir êxito! Outro ponto importante e que, a Vale na verdade nunca teve interesse em ajudar as empresas locais, tanto é verdade que sempre tem empresas de fora prestando serviços que muitas das empresas aqui de nossa cidade realiza, mas não somos bem visto pela toda poderosa VALE. Última vez que recebi um convite da Vale a mesma informou em seu edital que os pagamentos seriam realizados 60 dias após a emissão da nota, ora vejamos, como que pode uma empresa de porte pequeno/médio aguentar 90 dias trabalhando pra VALE sem receber?? Como conseguiram honrar com seus compromissos?? E especialmente porque a VALE está adotando essa política? Pois a cada trimestre o que observamos são os altos indicies de lucro obetido pela mesma e agora resolver fazer isso com as empresas e a”nossa ACIP” vem brincar de rodada de negócios! Sinceramente falta de vergonha.
Plenário “lotado” de empresários. isso mostra a “grande liderança” do presidente. Brincadeira, só não é mais comigo, porque é trágico. Os últimos . presidentes da ACIP usam o cargo, só pra barganhar com a VALE e ganhar dinheiro . A categoria que se dane.