Vale finaliza instalação de módulos no projeto S11D

Continua depois da publicidade

A Vale informou, em nota publicada hoje (21), que finalizou o posicionamento do último módulo da britagem terciária da linha 1 da futura usina do projeto S11D, em Carajás, no Sudeste do Pará. Esse é o primeiro prédio de processo da planta que está com todos os módulos instalados.

módulo_Vale

Formado por quatro estruturas, o edifício tem 36 metros de altura, 45 metros de largura, 60 metros de comprimento, e pesa 3 mil toneladas, levando em conta as estruturas metálica e mecânica. A mineradora agora vai montar todos os acessórios eletromecânicos internos e finalizar a cobertura e o revestimento lateral do prédio.

Na fase de operação, a britagem terciária receberá os minérios que não passaram pelas peneiras secundárias para que sejam britados novamente, reduzindo o tamanho máximo de 16 milímetros. O material retorna posteriormente para o peneiramento secundário até que esteja todo dentro das especificações de comercialização, disse a Vale na nota.

O S11D, com recursos estimados em US$ 19 bilhões, trará um crescimento considerável para o Complexo de Carajás, com a instalação de uma nova mina e usina na Serra Sul de Carajás, em Canaã dos Carajás (PA).

Segundo a Vale, após a inauguração do S11D, prevista para 2016, a produção de minério de ferro no Pará passará de 109 milhões para 230 milhões de toneladas métricas por ano. O S11D foi projetado para produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro a partir do fim do ano que vem e, ao entrar em funcionamento, a usina vai aumentar a produção de forma gradual, o que deve levar 36 meses até o último sistema truckless atingir a capacidade nominal. As informações são da assessoria de imprensa da Vale.