Brasília – O diretor Executivo de Relações com Investidores da Vale, Gustavo Duarte Pimenta, enviou comunicado ao mercado, nesta terça-feira (22), no qual informa que a Vale Canadá e a produtora de células de íon-lítio Northvolt AB anunciaram hoje um acordo plurianual no qual a mineradora irá fornecer produtos de níquel de baixo carbono à Northvolt, reforçando o compromisso compartilhado das empresas com a sustentabilidade na cadeia de veículos elétricos e eletrificação da indústria de mineração de forma geral.
O comunicado diz que o acordo reafirma a posição da Vale como fornecedora preferencial para a indústria de veículos elétricos em rápido crescimento e se alinha com o imperativo da Northvolt de minimizar as emissões de carbono e outros impactos ambientais na cadeia de valor das baterias.
A Vale é líder global na produção de produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza. Os rounds de níquel de sua refinaria de Long Harbour em Newfoundland, Canadá, têm uma pegada de carbono verificada de 4,4 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de níquel — cerca de um terço da média apurada pelo Nickel Institute para o níquel Classe 1.
A empresa se comprometeu a investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões para reduzir as emissões absolutas de carbono em 33% até 2030, como parte dos esforços para atingir emissões líquidas zero até 2050. A Vale também reduzirá as emissões da cadeia de valor em 15% até 2035. A ambição da Northvolt é elevar o padrão de sustentabilidade para os produtores de baterias com um plano para reduzir as emissões de carbono em até 90% em comparação com as baterias de referência atuais, principalmente através da utilização de energia limpa na produção e reciclagem.
“Este contrato de fornecimento é mais um marco estratégico conforme direcionamos nossos negócios para a demanda de veículos elétricos”, disse Deshnee Naidoo, Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos da Vale. “Estamos empolgados em construir um relacionamento duradouro com a Northvolt que eleve o padrão de matérias-primas de origem sustentável para este setor de rápido crescimento.”
Maria Åstrand, vice-presidente de materiais ativos da Northvolt, comentou: “A Northvolt foi fundada com a missão de construir a bateria mais ecológica do mundo para permitir a transição para a eletrificação. Queremos construir baterias com uma pegada mínima de CO2 usando energia limpa e tecnologia inteligente. Esta parceria é perfeita para podermos alcançar essa ambição. Estamos ainda mais empolgados com a perspectiva de fechar o ciclo com a eletrificação da indústria de mineração de níquel por meio de nossos parceiros mútuos que fornecem equipamentos elétricos de mineração”.
“O contrato é fruto de mais de dois anos de negociação e será a plataforma de lançamento para uma maior cooperação em diversas áreas”, encerra o comuicado.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.