O projeto educacional oferece ensino médio e preparação profissional para o mercado de trabalho a alunos da rede pública
Encerram-se nesta segunda-feira, 19, as inscrições para o Projeto Escola Modelo da Vale, que oferece simultaneamente a conclusão do ensino médio e técnico a estudantes da rede pública de ensino. São oferecidas 160 vagas para o ano letivo de 2013, sendo assim distribuídas: 80 para Parauapebas, 40 para Canaã dos Carajás e 40 para Ourilândia do Norte, cidades onde o projeto já esta em funcionamento desde o ano passado. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever na sede dos colégios onde acontecerão as aulas: Grupo Futuro Educacional ( Canaã), Colégio Pitágoras ( Ourilândia) e Colégio Amazon ( Parauapebas) no horário de 8h00 às 17 horas.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam estar concluindo em 2012 a 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental na escola pública e serem residentes nos municípios que fazem parte do projeto. Os candidatos também precisam ter nascido após 30 de junho de 1996. No ato da inscrição, o aluno deve estar acompanhado pelos pais ou responsáveis e levar declaração de conclusão do ensino fundamental e um documento de identificação. A seleção será no próximo dia 16 de dezembro por meio de avaliações de Português, Matemática e redação.
O objetivo do Escola Modelo é preparar esses jovens para o mercado de trabalho, gerando oportunidades profissionais e geração de renda. Os alunos aprovados terão, além das bolsas de estudo, acompanhamento pedagógico individualizado, transporte, alimentação e material didático.
Histórico
O Escola Modelo iniciou em 2011 com a finalidade de dar aos jovens das comunidades locais a possibilidade de cursar ao mesmo tempo o ensino médio regular e formação técnica. Em 2011 foram abertas 160 vagas, mesmo número para 2012 e 2013. Durante a formação, os jovens conhecem mais sobre a carreira técnica e as profissões oferecidas pela Vale, com atividades extraclasse, como visitas às instalações da empresa e bate-papos com profissionais das áreas. Eles também recebem aulas de reforço no contraturno escolar no 1º ano do Ensino Médio e a partir do 2º ano, nesse horário, eles passam a cursar a fase técnica do projeto.
Torre Gente
O “Escola Modelo” integra uma das ações do projeto “Torre Gente da Vale”, que tem dois objetivos: capacitar as comunidades locais para atenderem à demanda por profissionais qualificados; e atrair e reter empregados a partir da melhoria da qualidade do ensino para seus filhos.
Além do Escola Modelo, o Torre Gente é composto por outras iniciativas como o Programa Gestão Escolar, que oferece uma pós-graduação em gestão para administradores de escolas públicas; a reforma e ampliação de escolas; a criação de novas turmas de cursos técnicos e parcerias com escolas técnicas de estados próximos. Essas ações são desenvolvidas no Pará e no Maranhão.
Confira os locais das inscrições e das provas:
Canaã dos Carajás
Colégio Futuro Educacional
Rua Angelim, S/N – Bairro Novo Horizonte – Canaã dos Carajás/PA
Ourilândia do Norte
Colégio Pitágoras
Rua Melro, S/N – Bairro Castanheira – Ourilândia do Norte/PA
Parauapebas
Colégio Amazon
Rua Santarém, 824 – Bairro Maranhão – Parauapebas/PA
4 comentários em “Vale inscreve para Escola Modelo”
meio ambiente
em sua opinião o qual assunto voce acha que pode cair em Redação?
dificuldades para ingressar no mercado de trabalho
geicy vc por acaso faz curso com o professor fabio?