Segue, até o dia 8 de setembro, prazo de inscrição para participar de seleção para Programa Jovem Aprendiz da Vale Metais Básicos. São 85 vagas destinadas para jovens residentes em Canaã dos Carajás e Parauapebas. Os aprovados deverão atuar nas unidades do Sossego e Salobo. Informações e inscrições estão disponíveis no link.
Para se candidatar é preciso ter de 18 a 21 anos e ensino médio completo. No caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade para se inscrever. A formação técnica será realizada pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) e terá duração de até dois anos, de acordo com o curso. As vagas são para os cursos de Aprendizagem Básica em Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica e Aprendizagem Básica em Mecânica (Parauapebas) e Aprendizagem Técnica de Eletromecânica (Canaã dos Carajás).
De acordo com Carmene Abreu, gerente de RH da Vale Metais Básicos, os programas porta de entrada contribuem para a formação de mão de obra para o mercado. “Queremos estar ao lado dessas pessoas durante todo o aprendizado, ajudando a promover seu crescimento profissional e aprimorando suas habilidades. Acreditamos que, desta forma, podemos contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos e incrementar a diversidade dentro da empresa”, comenta.
“Nós acreditamos que os jovens têm um importante papel de influência na sua jornada de transformação cultural, e o programa Jovem Aprendiz é uma das iniciativas que solidifica a intencionalidade da empresa de apoiar e participar de ações de ampliação de oportunidades de formação, trabalho e renda para a juventude brasileira, a partir de uma inserção qualificada no mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de crescimento profissional”, complementa Abreu.
Paraense, a assistente administrativa Elenilda Rodrigues da Costa (foto), 26 anos, atua na mina do Sossego, em Canaã dos Carajás. “Mudei com a minha família para Canaã e apesar de nunca ter conhecido antes o programa jovem aprendiz, vi essa porta como uma oportunidade de conquistar o que sempre sonhei. O processo não foi fácil, mas entrei no início de 2016, para o curso de mecânica. Em 2018 fui efetivada na empresa como soldadora. Fiquei na área operacional durante quatro anos. Troquei turno, tudo isso com um filho pequeno. Foram muitos desafios, mas venci todos! E hoje estou onde queria estar e sei que posso ir muito mais além”, afirma.
Hoje universitária do 6º período do curso de Engenharia Mecânica, Elenilda incentiva quem, assim como ela há alguns anos, sonha com uma profissão. “Qualquer que seja a sua motivação ou seu propósito, não desista dos seus objetivos. As oportunidades surgem e devemos estar preparados para elas”, ressalta.
Processo seletivo
As vagas são destinadas para jovens que residem em Parauapebas, com foco nas comunidades da Vila Sansão e Paulo Fonteles, em Canaã dos Carajás, para moradores das Vilas Planalto e Bom Jesus. Todas as etapas do processo são eliminatórias e on-line, incluindo prova, dinâmica de grupo e avaliação psicológica. Os participantes que avançarem na seleção ainda participarão de painel virtual com gestores e, depois, exames médicos admissionais e entrega de documentos.
Benefícios
Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio com valor a partir de R$ 900,00 assistência médico-hospitalar, seguro de vida, transporte ou vale-transporte, programa de assistência ao empregado e incentivo à atividade física. Além disso, aos contratos que ofertarão fase prática na empresa durante esta etapa, o programa oferece vale-alimentação e vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável).
SERVIÇO
- Seleção para Programa Jovem Aprendiz da Vale Metais Básicos
- Inscrições: até 8 de setembro de 2024
- Total de 85 vagas para as unidades em Parauapebas e Canaã dos Carajás
- Jovens devem ter ensino médio completo e idade entre 18 e 21 anos
- Inscrições pelo site www.vale.com/pt/w/pjametaisbasicos
(Ascom Vale)