Por João Pedro Stédile
Certa ocasião estive visitando nosso saudoso Celso Furtado, em sua casa no Rio de janeiro, e ele me disse que a transferência liquida de recursos financeiros do Brasil ao exterior na década de 80 foi tão grande, que em um ano o Brasil enviou uma riqueza maior do que os 300 anos de saque de minérios de 1500 a 1822. Pois agora estamos diante de um novo saque colonial, através das exportações de minérios que as empresas vem fazendo em todo Brasil, em especial através da Vale depois de sua privatização fraudulenta após 1997.
Vejam alguns dados que deixam a todos brasileiros envergonhados.
Os lucros
– Nos últimos anos a Vale exportou em média 90 milhões de toneladas de ferro por ano, alcançado a marca de mais um bilhão de toneladas levadas ao exterior, depois da privatização.
– O valor do seu patrimônio contábil considerando instalações, jazidas, etc é estimado em 140 bilhões de dólares. Mas numa operação que o Tribunal Federal de Brasília, considerou fraudulenta e anulou em sentença o Leilão, a empresa foi privatizada por apenas 3,4 bilhões de reais!
– Por conta da Lei Kandir sancionada durante o governo FHC, as exportações de matérias primas agrícolas e minerais, não pagaram mais nenhum centavo, estão isentas de ICMS de exportação. Assim, os estados do Para e de Minas Gerais não receberam nenhum centavo por esse bilhão de toneladas de ferro exportado.
– O Lucro líquido da empresa apenas em 2010 foi de 10 bilhões de reais, e agora em 2011 foi de 29 bilhões de reais. Mas pagou de contribuição (royalties) apenas 427 milhões de reais.
– Com a crise financeira do capital internacional os preços das commodities agrícolas minerais sofreram especulação dos grandes grupos e dispararam. Nos últimos anos a Vale tem vendido uma tonelada de ferro a 200 dólares em média, enquanto o custo real de extração está em torno de apenas 17 dólares a tonelada.
– Cerca de 62% das ações da Vale com direito ao lucro, depois da privatização pertencem a proprietários estrangeiros. Por tanto, toda essa riqueza acaba no exterior. Somente em 2010/11 a empresa distribuiu mais de 5 bilhões de dólares em dividendos para seus acionistas.
Crimes ambientais
– Cerca de 98% de suas explorações em todo o Brasil são em minas de céu aberto, que causam enormes prejuízos ambientais.
– O pouco processamento industrial que o minério recebe, para ser também exportado em pelotas, é feito por guseiras associadas a Vale e utilizam de carvão vegetal, feito a partir de desmatamento da floresta nativa da Amazônia, ou com monocultivo de eucalipto, ambos causadores de enormes prejuízos ambientais. Além dos prejuízos para a saúde da população pela poluição resultante na região e que atinge a toda população de Marabá(PA) e Açailândia (MA).
– A empresa é proprietária e sócia de diversas empresas que estão construindo e operando as hidrelétricas da Amazônia, como de Estreito e de Belo Monte, pois o verdadeiro objetivo das hidrelétricas na Amazônia é para subsidiar o uso de energia elétrica destinado às mineradoras e suas exportações.
– Os planos da empresa mineradora prevêm a duplicação da exploração e das exportações de minério de ferro nos próximos anos. Para isso está ampliando suas minas e quer duplicar os 892 km da estrada de ferro de Carajás a São Luís(MA), que atinge mais de 90 povoados, e aonde, depois da privatização morreram atropelados dezenas de pessoas, além de animais, sem que haja nenhuma proteção aos trilhos e as pessoas.
15 comentários em “Vale: o maior saque colonial de minérios do mundo”
MORTES/ASSASSINATOS NA ESTRADA DO MANGANÊS
GERENTES DA VALE SÃO RESPONSAVEIS
O “acidente”, que ceifou a vida de três trabalhadores na estrada que da acesso ,`a mina do Manganês, Serra dos Carajás – Pará, se deu a 00:40h minutos do dia 30 de março 2012.
Vamos entender:
Os vitimados, José Marinho, Chicão e Celso só foram retirados do ônibus/arvore, após 8 Horas de agonia. Ou seja, com todos os recursos que a empresa tem, como máquinas potentes as quais poderiam ser deslocadas e em poucos minutos estariam no local, não foram, por falta de autorização dos gerente de área. Com exceção do Celso, as mortes dos demais ( José Marinho e Chicão), não foram em função da pancada da árvore e sim fruto da criminosa omissão por socorro dos responsáveis pela área.
Vejamos: As máquinas, que poderiam salvar as vidas daqueles trabalhadores, estavam a pouco mais de 3 km do local do acidente. Os dois trabalhadores, prevendo que não receberiam socorro da empresa, na agonia, pediram inclusive aos colegas, até mesmo para cortarem suas pernas, para salvá-los. Ou seja, estavam presos, só e somente só, pelas pernas. Inclusive o Marinho, estava somente com sua perna ( abaixo do joelho) esquerda presa.
Como é que uma pessoa, somente presa pelas pernas, não recebe socorro a tempo para salvá-la?
Não é crime a omissão de socorro?
A empresa se faz de pessoas, e as pessoas que gerenciam uma área, são responsáveis direto pela vida daqueles que ali trabalham!
Qual a justificativa que se tem, em deixar esses trabalhadores agonizando a mais de 8 Horas, em um local de fácil acesso?
Os senhores gerentes, Antonio Padovezi e Bruno Cipriane, responsáveis por essa área, tem que ser responsabilizados criminalmente por essas mortes, sobretudo pela omissão de socorro.
Esses irresponsáveis, estavam com o poder de salvar as vidas desses trabalhadores. Não o fizeram, optando em deixa-los, propositalmente, agonizando, e perdendo muito sangue.
Para justificar o injustificável, hoje esses dois criminosos, ficam fazendo campanha assediosa na área, apresentando uma estatística lunática, inclusive ameaçando demitir quem se pronunciar a respeito do fatídico e previsível “acidente” com mortes.
A família de José Marinho irá acionar a justiça, para responsabilizar criminalmente, todos aqueles que tiveram uma parcela de culpa em sua morte.
A EMPRESA VALE. LESIONA, MATA TRABALHADORES, E TEM PESSOAS QUE DEFENDE ISSO.
Meus queridos,
boa noite.É só sair um escândalo tipo Mensalão e Cachoeiras da vida que aparece alguém falando da Vale.
Mudar o foco é muito bom né?Falar da Vale dá Ibope,voces ganham votos né?
Como diz nosso nobre Parauapebas Junior ,volte o que era antes na Vale,cabide de empregos de políticos, baixo lucro e com crescimento quase zero.
Sabe o que falta, políticos e lideranças sérios que tiram a B. da cadeira e queiram negociar,ver a realidade séria por que passamos e o que necessitamos.Falta votar direito,votar em quem faz acontecer e não em falsas lideranças que usa o povo como massa de manobra.
Oportunidade está ai! Vamos colocar na urna nossa opinião?Ou vamos trocar os votos?
Sem sombra de duvida esse cara é um comunista retrogrado, que assim como a presidenta que é economista, não sabe o que é a bolsa de valores ou para que serve um acionista.
Mas, não posso criticar muito, pois, um dia a muito tempo atrás fui comunista também, mas soube observar que o regime é um tiro no pé, uma coisa que não da certo.
O Mst é retrogrado, acha que o comunismo é maravilhoso, só que pobre geralmente é ignorante, não sabe o que significa reforma econômica ou política, muito menos o que é comunismo.
Para exemplificar, comunismo é ditadura militar com outro nome, só isso, unicamente isso. É o fim da liberdade de expressão, das liberdades individuais, do patrimonio individual, da liberdade intelectual e de imprensa. Tudo isso dito em nome do bem comum, isso é tudo pertence a todos, entretanto, isso é embuste, tudo pertence a meia duzia de governantes, assessores e seguidores do regime.
Vai por mim… Vai estudar e para de falar besteira, que eu admito ter falado a muito tempo atrás. Antes vai tentar saber o que é um acionista e para que serve a bolsa de valores, talvez muita coisa vai mudar no seu conceito que se chama reestatização.
O fim do capitalismo é iminente, de várias formas isso foi mostrado, mas querendo ou não a cultura mundial de mercado é essa e para culminarmos dificilmente o contrário daria certo, o mercado tem a maior força. Por isso fica praticamente impossível progredir sem agredir o meio ambiente.
Agora usar o MST (gado) como polícia, como disse o próprio Stédile no Canal Aberto, é que é uma baita de uma sacanagem e agora me vem posar de santo do meio ambiente, é demais, porque não brigou com o Lula para não construir a Belo Monte?
Acho bacana e inteligente o PT se mover por todas as áreas para crescer e pregar a tal democracia, mas se quer fazer alguma justiça porque não começa desfiliando o prefeito Parauapebas, que não fez p.n. e são ajudou o poluir mais o Rio Parauapebas?
É muita potoca.
Zé Dudu, quem fez o comentário não foi eu, só comentei em cima de um fato que uma pessoa escreveu em seu blog. Zé Dudu não não tenho a política como profissão, sou com muito orgulho Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPA. Só que vamos convir 5 milhões é muito dinheiro (esse era o vlr. que estava em seu blog).
Aqui em PARAUAPEBAS quem dar a palavra final é a VALE. Não adianta nada ficar discutindo coisinhas bobas de prefeitura porque aqui tem uma excelente prefeita que é a sra VALE. Quem sustenta 100% de tudo na regição é a mamãe VALE, quem elege os puxa sacos dela, vereadores, prefeitos, deputados é a VALE. E chega de blah blah, Se não fosse a VALE de hoje, todo mundo estaria na (m…), então viva a VALE nossa mãezona querida que muito faz pela região e pelos miseráveis que chegam na cidade a procura de um emprego… em curionopolis, já podemos imaginar o tipo de prefeito logo pela primeira silaba do nome da cidade. Viva a privatização, pq se não tivesse privatizado estaria ainda um bando de parasitas preguicosos, um bando de carniceiros, hoje a VAle PODE!
Quem manda ai nessa região é a VALE e fim de papo, tem prefeito ai que diz que faz, mais sem a VALE, eles não VALEM NADA!
Engraçado, Zé Dudu, um dia desses eu escrevi no seu blog a respeito de um comentário que foi feito dizendo que a festa do aniversário de Curionópolis tinha custado milhões, e que se isso fosse verdade, o gestor municipal teria que ser investigado pelo MP, retiraste o comentário, cadê o contraditório? estranho?
Solicitei ao prefeito de Curionópolis que enviasse os custos das comemorações. Seu comentário tinha lá um bocado de política no meio e o espaço ainda não está liberado para tal. Lugar de fazer campanha é nas ruas, de porta em porta.
Ruim com ela, pior sem ela.
Zé, acho otimo que você, no intuito de abrir espaço democraticamente a todas correntes de pensamento, dê oportunidade a um bobão como esse, o sonho dele é ver a vale reestatizada, agora que a inicitiva privada a colocou no topo, gerou bilhoes em impostos, enriqueceu cidades inteiras. Mas tenho uma novidade para você JPS, assim não vale, para reestatizar, a vale teria que voltar ao que era, ou seja a 17ª empresa de mineraçao e com aqueles numeros michos, 11 mil empregados, 1 bilhão de lucro e por ai vai. Ah e teria que arranjar outros meios de sustentar as cidades onde ela atua com o mesmo orçamento de agora. E ainda gerar exportaçoes para ajudar o Brasil a ter superavit, Topa?
Parauapebas Júnior, o fato de publicar a opinião do líder do MST não significa que concorde com a mesma. O fato se dá eventualmente para que se provoque o contraditório, tão importante para a eficácia dos Blogs.
por falar em poluição os peixes do rio geladinho que pega agua das barragens da vale não conzinha so da pra fazer frito, ai eu pergunto aguem tem coragem de denunciar? se voce colocar um peça de aluminio dentro da agua do geladinho em menos de 24 horas a peças sai preta so de minerio quando alguem manda fazer analise da agua os laboratorios pergunta de onde veio a agua, se e do geladinho eles não fazem os teste sera porque?????
Chiclete e espaguete….. Esse camarada não fala coisa com coisa – tá igual o BLU do flime. Enormes prejuízos ambientais, … , fala pra ele dar um pulinho na FLONA aqui em Paruapebas, e comparar com o restante do Pará.. Fala pra ele checar a receita das prefeituras onde a Vale atua, e finalmente fala pra ele checar quem é o maior acionista da Vale… Pra onde tá indo tanta riqueza? Pros políticos que ele também ajuda a eleger… e termina tudo no bolso do Cachoeira…. rs.