A Vale, em parceria com o instituto Evandro Chagas (IEC) e Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um seminário para debater a situação da saúde nas áreas de influência dos projetos de mineração no Pará, especificamente nas cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Curionópolis e Marabá. Mais de 170 profissionais da rede pública e privada, das zonas rural e urbana de Canaã dos Carajás, participaram de dois dias de atividades, realizadas no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC).
Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, enfermeiros do trabalho, biólogos, farmacêuticos e laboratoristas da região debateram sobre doenças como malária, leishmaniose, hepatites e doença de chagas, assim como as suas relações com o ecossistema e principais hospedeiros silvestres. Também foram abordados temas sobre os vírus da gripe, HIV, e outros investigados nestes municípios.
A iniciativa faz parte das ações de conscientização promovidas pela Vale, por meio do Projeto Ferro Carajás S11D, para o controle destas doenças. Campanhas educativas internas também são realizadas com os empregados no intuito de prevenir estas doenças.
Parceria com Instituto Evandro Chagas
Desde a década de 70, o Instituto Evandro Chagas (IEC) desenvolve estudos na Província de Carajás. A partir dos resultados desses estudos foi firmado convênio com a Vale, em 2005, para a realização de pesquisas nas áreas de abrangência do Projeto Salobo. O objetivo inicial era avaliar a diversidade biológica na Amazônia e a necessidade do conhecimento de outros agentes patogênicos, que possam ser transmitidos por animais silvestres. Posteriormente, foram acrescentadas no escopo do estudo as áreas do Parque Zoobotânico Vale, Complexo de Carajás, Mina de Manganês do Azul e dos projetos Ferro Carajás S11D e Serra Leste. Em 2011 foi assinado novo convênio para continuidade dos trabalhos desenvolvidos na região.