Vale recebe equipamentos para usina de S11D. Montagem deve ter início em novembro.

Continua depois da publicidade

Construção S11D ValeA usina do projeto S11D, de minério de ferro, da Vale, em Carajás, já está recebendo as primeiras peças para compor as máquinas da unidade. O transporte das peças do canteiro de obras do sudeste do Pará até o pátio, onde serão montadas, começou no final de fevereiro. Os materiais variam de pequenas peças a estruturas de até 70 toneladas, informou a mineradora em seu website.

A previsão é de que até o final de outubro mais de 16 mil toneladas de material sejam transportados para o pátio da usina, percorrendo uma distância de 45 quilômetros. “Para concluir essa operação com segurança e em tempo hábil, o S11D conta com uma equipe dedicada exclusivamente para esse transporte, além de guindastes, empilhadeiras, carretas e todo o pessoal de apoio”, afirma a empresa.

Somando-se os pátios de regularização e de produtos do S11D, serão montadas 14 máquinas com peso variando entre 420 toneladas e mais de 1.300 toneladas. O início da montagem das máquinas está previsto para novembro deste ano.

Em janeiro, a Vale informou que iniciou a fase de concretagem do S11D. Os trabalhos foram iniciados pelas fundações de concreto do edifício do Peneiramento Secundário da Usina de Beneficiamento. O investimento total do empreendimento está orçado em quase US$ 20 bilhões.

O projeto de minério de ferro S11D é o maior projeto da história da Vale e também o maior da indústria de minério de ferro. Um dos objetivos do projeto é manter a fatia no mercado transoceânico de minério de ferro e a liderança da Vale no mercado global em termos de volume, custo e qualidade.

Localizado na serra sul de Carajás, no Pará, com investimento previsto de US$ 8,039 bilhões para o desenvolvimento de mina e usina de processamento, o projeto tem capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas por ano(Mtpa) de minério de ferro com teor médio de ferro de 66,48% e baixo índice de impurezas. A entrada em operação está prevista para o segundo semestre de 2016.

O S11D será acompanhado por investimento em infraestrutura de logística, na Estrada de Ferro Carajás e no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Os investimentos em logística são estimados em US$ 11,4 bilhões. Quando o projeto estiver concluído, o sistema norte da mineradora será capaz de movimentar 230 Mtpa de minério de ferro.