A usina do projeto S11D, de minério de ferro, da Vale, em Carajás, já está recebendo as primeiras peças para compor as máquinas da unidade. O transporte das peças do canteiro de obras do sudeste do Pará até o pátio, onde serão montadas, começou no final de fevereiro. Os materiais variam de pequenas peças a estruturas de até 70 toneladas, informou a mineradora em seu website.
A previsão é de que até o final de outubro mais de 16 mil toneladas de material sejam transportados para o pátio da usina, percorrendo uma distância de 45 quilômetros. “Para concluir essa operação com segurança e em tempo hábil, o S11D conta com uma equipe dedicada exclusivamente para esse transporte, além de guindastes, empilhadeiras, carretas e todo o pessoal de apoio”, afirma a empresa.
Somando-se os pátios de regularização e de produtos do S11D, serão montadas 14 máquinas com peso variando entre 420 toneladas e mais de 1.300 toneladas. O início da montagem das máquinas está previsto para novembro deste ano.
Em janeiro, a Vale informou que iniciou a fase de concretagem do S11D. Os trabalhos foram iniciados pelas fundações de concreto do edifício do Peneiramento Secundário da Usina de Beneficiamento. O investimento total do empreendimento está orçado em quase US$ 20 bilhões.
O projeto de minério de ferro S11D é o maior projeto da história da Vale e também o maior da indústria de minério de ferro. Um dos objetivos do projeto é manter a fatia no mercado transoceânico de minério de ferro e a liderança da Vale no mercado global em termos de volume, custo e qualidade.
Localizado na serra sul de Carajás, no Pará, com investimento previsto de US$ 8,039 bilhões para o desenvolvimento de mina e usina de processamento, o projeto tem capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas por ano(Mtpa) de minério de ferro com teor médio de ferro de 66,48% e baixo índice de impurezas. A entrada em operação está prevista para o segundo semestre de 2016.
O S11D será acompanhado por investimento em infraestrutura de logística, na Estrada de Ferro Carajás e no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Os investimentos em logística são estimados em US$ 11,4 bilhões. Quando o projeto estiver concluído, o sistema norte da mineradora será capaz de movimentar 230 Mtpa de minério de ferro.