Uma parceria entre a Mineradora Vale, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) vai permitir a qualificação de 400 pessoas no município. Os detalhes do convênio ainda não foram divulgados, mas a maior parte da mão de obra será formada para trabalhar na operação da TecnoRed, guseira da Vale que atuará com matriz energética sustentável, substituindo o carvão vegetal.
De acordo com João Tatagiba, presidente da ACIM, a falta de mão de obra qualificada é um problema histórico de Marabá, tornando ainda mais importante o acordo que acaba de ser celebrado.
Com investimento de R$ 1,6 bilhão e expectativa de gerar mais de mil empregos, a TecnoRed passou pelas obras de terraplanagem em 2022 e entrará, em 2023, na fase de construção civil. Em 2024, se inicia a fase de montagem da usina propriamente dita.
Além da formação de mão de obra para o empreendimento, serão ofertados cursos para padeiro, técnico em ar-condicionado e mecânico de motos. “Algumas qualificações vão atender à empresa, outras vão atender à sociedade em geral,” relata Tatagiba.