A Vale informa a venda de sua participação total de 26.87% na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) para Thyssenkrupp como parte de sua iniciativa de simplificação de seu portfólio de ativos.
A participação da Vale está sendo vendida por um preço simbólico, entretanto existe uma cláusula de earn-out válida por um período, que intitula à Vale uma potencial receita caso o controle acionário da CSA seja vendido para um terceiro. Após a conclusão da transação, a Vale deixará de ter responsabilidade pela dívida da CSA.
Adicionalmente, com a transação, os acordos de acionistas existentes e outros contratos operacionais entre a Vale e a CSA deixarão de existir, com a exceção do contrato de compra e venda de minério de ferro entre ambas as partes. Os direitos minoritários e outros direitos participativos da Vale na CSA não serão mais aplicáveis. Esta transação não terá impacto significativo no resultado financeiro da Vale.
A conclusão do acordo está sujeita ao cumprimento de condições precedentes e a aprovações, inclusive a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A transação reforça a estratégia da Vale de vender ativos non-core e seu comprometimento em preservar a saúde financeira da empresa.