Promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), o 2º Seminário de Consolidação do Plano de Mineração do Pará foi realizado nesta terça-feira, 26, no auditório da Prefeitura de Parauapebas.
A consolidação do plano ocorre após diversas atividades abrangendo oficinas temáticas, reuniões, estudos e relatórios, ações realizadas desde 2012. No evento, a secretária a adjunta da Seicom, Maria Amélia, apresentou os resultados das 13 oficinas para a elaboração do projeto e o cenário atual da atividade mineral no Estado, considerado o segundo maior minerador do Brasil, destacando a importância do seminário para consolidação das ações.
O evento contou com a participação do prefeito Valmir Mariano, do prefeito de Eldorado dos Carajás, Divino Campos, secretário de Desenvolvimento de Parauapebas, Heleno Costa, Gerente executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Ronaldo Lima e representantes da mineradora Vale, entre outros.
O prefeito Valmir Mariano ressaltou que é preciso ter parâmetros para a exploração do minério. “Aqui temos a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, mas terá validade. Uma das grandes preocupações do nosso governo é criar outras alternativas econômicas. Temos que evoluir neste processo, trabalhar a tecnologia e inteligência na região”, disse o prefeito.
Dentre as finalidades do Plano Estadual de Mineração está à expansão dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral, fortalecer e dinamizar as cadeias produtivas do setor mineral no Estado, no segmento de gemas e joias e definir normas para o setor nas unidades de conservação no estado.
Parauapebas foi o segundo município a sediar o seminário que ainda acontecerá em outras cidades. O lançamento do plano está previsto para Dezembro.
Fonte: ASCOM PMP
2 comentários em “Valmir Mariano participa do Seminário de Consolidação do Plano de Mineração do Estado do Pará”
Depois da entrevista que Valmir Mariano concedeu ao Blog, houve uma mudança de rumos. Por sinal muito radical.
As matérias mudaram a favor do prefeito e os editoriais desapareceram.
Aliás os seguidores deste blog perdem muito com os comentários bem elaborados feitos anteriormente.
Aos olhos da população nada mudou na maneira de administrar. Não houve melhora significativa na gestão também. Tudo como antes, mudando apenas os titulares das pastas.
Ou não precisava daqueles comentários, ou não precisa mudar de postura.
Esperamos que a Radio Arara Azul não siga esse exemplo.
O equilibrio das opiniões é a maneira mais inteligente de pensar e opinar. Da unanimidade todos sabem o significado.
Pers Picácio a Arara Azul não tem lado. Na hora que o velhote solta a grana eles passam pro lado do velhote. A Rádio Educativa é do lado de quem paga mais