Um encontro histórico reuniu, pela primeira vez durante um evento, realizado pela Guinness Word Records, na California, Estados Unidos, Sultan Kösen, o homem mais alto do mundo, e Jyoti Amge, a menor mulher viva. O recorde mundial do tamanho dos dois é reconhecido pelo Guinness Book — o livro dos recordes. Segundo a agência de notícias turca Anadolu, eles viajaram a convite de um produtor norte-americano.
Os dois já haviam se conhecido no Egito em 2018, em uma viagem a convite do Conselho Egípcio de Promoção do Turismo. O crescimento de Sultan é motivado por uma condição conhecida como “gigantismo pituitário” – resultado de um tumor que causa a produção excessiva do hormônio do crescimento.
O rapaz integra a lista dos 10 casos já confirmados de pessoas que mediram acima de 2,5 metros. Segundo ele, o crescimento desenfreado aconteceu após os 10 anos de idade.
O momento do encontro rendeu muitos cliques curiosos dos dois, principalmente pela grande diferença no tamanho. Sultan Kösen possui 2,51 metros, enquanto Jyoti Amge possui 68,2 centímetros
Sentados juntos, a diferença nas estaturas chama a atenção. Um dos pés de Sultan, por exemplo, tem 36,5 centímetros, ou seja, mais da metade do tamanho de Jyoti. Veja as fotos:
O turco Sultan Kösen, de 41 anos, tornou-se oficialmente o homem vivo mais alto do mundo em 2009, quando descobriu que era mais de 10 cm mais alto que Bao Xishun, quem detinha o recorde de altura na época. Vale ressaltar que ele também detém o recorde das maiores mãos de uma pessoa viva, cada uma com 28,5 centímetros, do pulso até a ponta do dedo médio.
O homem cresceu normalmente até os dez anos, mas um tumor fez com que ele desenvolvesse uma condição médica chamada de gigantismo hipofisário.
Já a indiana Jyoti Amge, de 30 anos, é mais baixa que a média de uma criança de dois anos e pesava 5kg quando tinha 18. Sua baixa estatura é causada por uma forma de nanismo chamada acondroplasia, uma forma de nanismo que ocorre devido a uma mutação genética, o que significa que ela nunca crescerá além de uma certa altura.
Rotina
Após serem reconhecidos como detentores do recorde em 2011, os dois têm sido convidados para uma série de eventos promocionais mundo afora.
Jyoti Amge participa de videoclipes de estrelas da música indiana e até de programas de culinária em seu país. Enquanto o fazendeiro turco Sultan Kösen é convidado para inúmeros eventos de promoção do turismo dentro e fora de seu país. Nessas ocasiões os dois recordistas recebem cachês que lhes permitem uma vida digna, devido o alto gasto com remédios e tratamentos especiais a que são obrigados a se submeter.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.