Brasília – A cantora Madonna receberá R$ 17,075 milhões de cachê por sua apresentação única nas areias da praia de Copacabana, no próximo sábado (4), segundo informado pela Bonus Track, organizadora da turnê mundial que encerra o calendário no Brasil. O valor equivale a US$ 3,3 milhões, aplicada a cotação de quarta-feira (1º). A planilha foi enviada pela produtora à direção da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), responsável por financiar o patrocínio.
A informação está no processo administrativo que tratou do patrocínio de R$ 10 milhões do governo do estado para realização do show na Praia de Copacabana. Segundo o processo, a previsão é de um gasto de R$ 59.908.437,50 para que a apresentação aconteça de forma plena, bancando o jato executivo que trouxe Madonna da Cidade do México, onde aconteceu o penúltimo show da turnê; três aviões cargueiros de alta capacidade, que trouxeram os equipamentos; passagens aéreas de toda a equipe técnica, bailarinos, cantores de apoio, músicos e assistentes de produção, totalizando mais de 300 pessoas. Além de hospedagens no Copacabana Palace, com uma passarela que liga o hotel ao palco, alimentação de todos e outras regalias não especificadas.
Custo benefício para os patrocinadores
A indústria do turismo agradece e a economia carioca, também. O “efeito Madonna” provocou um esperado aumento nas reservas de hotéis e um salto nas buscas em aplicativos de hospedagem, como o Airbnb – a plataforma aponta que a procura subiu 1.000% entre 25 e 27 de março, logo após o anúncio oficial da escala da “Celebration Tour” no Rio de Janeiro. Em Copacabana, onde a Rainha do Pop vai se apresentar, e no vizinho bairro do Leme, pesquisa da associação HotéisRIO indica que a ocupação dos quartos disponíveis chegou a 85,25% e tende a atingir 100% no dia do show. Bairros próximos, como Botafogo, Ipanema e Flamengo, podem ser opções para quem deixou a reserva para a última hora. Até quem mora no Rio, a propósito, está se movimentando nesta peregrinação rumo ao show na Praia de Copacabana.
Bairro tomado
Há quase duas décadas, Ana Gomes, 52 anos, aluga por temporada seu apartamento no Edifício Continental, vizinho do hotel Copacabana Palace. Com essa experiência, ela diz que o frisson provocado pelo show do próximo sábado quebrou todos os recordes.
“Como meu prédio é o primeiro ao lado do Hotel Copacabana Palace e o mais próximo do palco, muitas pessoas perguntaram até na portaria se havia apartamento para alugar para o show. Acabei alugando o meu para uma família argentina, mas recebi muitas propostas de cariocas”, conta ela, sem revelar o valor da transação.
Ana diz que foi procurada por cariocas em busca de apartamentos maiores, capazes de comportar grupos de 10 a 15 pessoas. Nas redes sociais, também circulam mensagens de fãs procurando pessoas para dividir o custo de apartamentos já alugados no bairro.
Levantamento da Airbnb, aplicativo especializado em locações por temporada, informa que a peregrinação por Madonna mobilizou principalmente pessoas na faixa etária dos 30 aos 39 anos — homens são maioria (70%). De acordo com o estudo, as cinco principais cidades de origem de hóspedes que vêm ao Rio assistir ao show são de: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Brasília (DF). Já entre os que virão de fora do país, se destacam turistas de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Clermont-Ferrand (França) e Paris (França).
Os quartos de hotel ainda disponíveis em Copacabana são poucos e estão com preços inflacionados. No hotel Majestic, anteontem, só tinha três unidades vagas para o dia do show, com diária a R$ 2.096, taxas incluídas.
No site e no aplicativo do Airbnb também há opções em Copacabana, a partir de R$ 243 (apartamento estúdio), e Ipanema, partindo de preços semelhantes. Em bairros como Flamengo e no Centro é possível encontrar opções de diárias com valores abaixo dos R$ 200.
Surpresas
A “Celebration Tour” no Rio de Janeiro, encerrando a turnê mundial de Madonna, terá um roteiro diferente dos demais shows realizados pelo mundo. O spoiler vazado é de que parte integrante da apresentação será uma homenagem às vítimas da Aids que promete emocionar o público.
Os testes de luz e som realizados no palco na quarta-feira (24) revelaram um momento que promete ser de muita emoção para os brasileiros. Durante a música “Live to tell”, Madonna exibe nos telões fotos de pessoas que faleceram de Aids, numa bonita homenagem, parte fixa do show em todas as suas apresentações pelo mundo. No Rio, a produção da rainha do pop decidiu acrescentar as fotos dos cantores Cazuza e Renato Russo e também do sociólogo Betinho, todos vítimas do vírus.
As imagens dos três apareceram na hora em que os telões foram testados e já encantou a web. “Vai ser lindo”, comentou o perfil Madonna Literal em postagem no X (antigo Twitter).
Parte dos custos do show no Brasil será bancado pelo Banco Itaú, patrocinador master, que dentre outras despesas, bancará a transmissão ao vivo do show que será feita pelas plataformas do Grupo Globo de Comunicação.
Por Val-André Mutran – de Brasília