A perspectiva de vendas na reta final deste ano é boa em Marabá, devendo aumentar algo em torno de 4% a 5% em relação ao final de 2021. Quem afirma é o Sindicato do Comércio Varejista do município (Sindicom). “Isso pode ser até superado,” especula José Alves Neto, presidente da entidade.
Ele ressalta que existe hoje uma maior tranquilidade por parte da população em relação à pandemia, fator que pode contribuir para o aumento das vendas.
Outros elementos, como o pagamento do Auxílio Brasil e também o crescimento recente no número de empregos em Marabá também são destacados. Além disso, este é sempre um período em que o comércio vende bem, compensando o início do ano e o veraneio – quando o marabaense gasta mais com diversão em atividades e produtos ligados especificamente às praias.
Contratações
Embora admita não ter dados formais fechados ainda, Neto aposta que a chamada contratação temporária deve alcançar 10%. Segundo ele, essa perspectiva está ancorada nas novas empresas que estão chegando e também na ampliação de outros empreendimentos.
“Esse é um bom momento para quem está desempregado,” enfatiza, ao observar que, apesar das oportunidades maiores serem para quem está qualificado, também começaram a abrir vagas para os inexperientes, os chamados “carteira branca” – termo que descreve aqueles que nunca tiveram a Carteira de Trabalho assinada.
Outro fator importante ressaltado pelo Sindicom é que geralmente as contratações temporárias acabam se tornando definitivas. “Basta que o contratado mostre aptidão e esforço para vender, porque empresa gosta de faturamento e trabalha em cima disso,” orienta Neto.