Ver-o-Peso inicia obra de saneamento e esgoto com investimento do Ministério das Cidades

Projeto se estenderá por quatro quilômetros no perímetro da Boulevard Castilho França, na capital paraense

Continua depois da publicidade

O Mercado Ver-o-Peso, em Belém, receberá seu primeiro tratamento de esgoto nos seus 123 anos de existência. A obra foi iniciada nesta quinta-feira (21), como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um investimento de R$ 16,6 milhões liberado pelo Ministério das Cidades. O foco do projeto é a redução dos poluentes e a consequente melhoria da qualidade de vida da população.

O trabalho iniciado nesta semana já havia sido anunciado em setembro deste ano pelo gestor da pasta, Jader Filho, em uma das visitas ao Pará. A iniciativa leva em conta o tratamento e implantação da rede de esgoto no perímetro da Boulevard Castilho França, que se estenderá por quatro quilômetros até a Praça do Relógio. 

“Vamos fazer o esgotamento sanitário do Complexo Ver-o-Peso, uma das obras da COP 30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025] do governo federal, em parceria com o governo do estado, para melhorar a qualidade de vida tanto da população quantos dos comerciantes e turistas. Além disso, vamos realizar a revitalização da Orla de Icoaraci,” descreveu o ministro. “É muito importante prestar contas com a população e mostrar que o nosso trabalho está caminhando com o presidente Lula, em parceria com os estados para que a gente possa transformar as cidades”. 

PAC 

No âmbito das ações do Novo PAC, foram assinados contratos para intervenções de regularização fundiária, urbanização e qualificação do Canal Ariri Bolonha e da Bacia Hidrográfica do Igarapé Mata Fome (BHMF), em Belém, e para implantação de rede de abastecimento de água nas áreas rurais. Os investimentos ultrapassam, ao todo, R$ 343 milhões.

Deixe seu comentário

Posts relacionados