Vereador Anderson Moratorio participa do Fórum de Mineração de Parauapebas

Evento realizado pela Semmect discutiu o futuro da indústria na região. Presidente da CMP reforçou compromisso com o desenvolvimento sustentável

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira (19), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Anderson Moratorio, participou do Fórum de Mineração de Parauapebas (FMINP), evento realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciências e Tecnologia (Semmect). O encontro reuniu representantes da sociedade civil, empresas mineradoras, órgãos públicos e especialistas para discutir o futuro da mineração na região de Carajás.

Na ocasião, foram debatidos temas fundamentais para o setor e para o município, como a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), a transição de modelo econômico da mineração para meios industriais, o cooperativismo e empreendedorismo mineral na região, além da participação da mulher na mineração e políticas públicas voltadas para o setor.

Para Moratorio, a participação da Câmara nesse debate é essencial para garantir que as decisões tomadas tragam benefícios diretos para a população de Parauapebas. “A mineração tem um impacto significativo na economia local, e é nosso dever enquanto representantes do povo garantir que esse desenvolvimento seja feito com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade,” destacou. “O Fórum é um espaço importante para ouvirmos diferentes perspectivas e trabalharmos juntos por um futuro mais equilibrado para o nosso município”.

A Câmara Municipal de Parauapebas segue acompanhando de perto as discussões sobre o setor mineral, reafirmando seu compromisso em atuar de forma ativa na construção de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento econômico e social de Parauapebas, sempre em diálogo com a sociedade e os setores produtivos.

O Fórum de Mineração de Parauapebas aconteceu no Centro Cultural Parauapebas e contou com a presença de diversas autoridades, empresários e especialistas, consolidando-se como um espaço estratégico para discutir os desafios e oportunidades do setor mineral na região de Carajás.

(Texto: Dione Gastão)

plugins premium WordPress