Ao passar por uma blitz do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de Jacundá, o vereador Clayton Guimarães de Maria (Podemos) foi multado no valor de R$ 293,00 e mais 7 pontos na CNH. Revoltado com a autuação, o parlamentar brigou com a equipe de agentes. A agressão verbal foi registrada em vídeos e Boletim de Ocorrência da Delegacia de Polícia Civil.
O caso foi registrado por volta de 9h desta sexta-feira (21), quando a equipe do DMTU, identificada pelo nome de Alfa, realizava blitz na Rua Dante de Oliveira, no Bairro José Rasteiro. Segundo o diretor do órgão, Joilson Pedroso, o agente Wilhames Carlos emitiu um auto de infração ao flagrar o vereador dirigindo e falando ao celular. Nesse caso, a infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa no valor de R$ 293,00, o parlamentar receberá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Minutos depois, Clayton passa novamente pela equipe e é quando começa as agressões verbais contra o agente e a equipe. “Eu tô te ameaçando? Vai me multar de novo? Multa c…”, esbraveja o vereador, que chega a descer da caminhonete Ford Ranger e vai até ao agente. “Quem é tu pra me filmar? Me filma”. Ao sair dirigindo a caminhonete que tem cerca de 15 multas registradas no Detran, Clayton cometeu mais duas infrações: estava com o braço do lado de fora do carro e colocou o cinto de segurança de maneira inadequada.
A equipe composta ainda pelos agentes Heridan Reis, Bruno Melo, Manoel Messias e Gedeone Oliveira foi à Delegacia de Polícia Civil de Jacundá e registrou um boletim de ocorrência contra o político.
Em vídeo gravado no início da tarde de hoje, Clayton Guimarães se manifestou sobre o episódio e novamente ataca os agentes e a instituição pública. “Na condição de representante do povo não aceito o que o DMTU está fazendo com a população jacundaense e o pior de tudo, com os mais necessitados. Sou testemunha e vejo eles correndo atrás de motos, de carros”.
Sobre a gravação do vereador, o DMTU ainda não se manifestou. Mais cedo, Joilson Pedroso explicou que o alvo das fiscalizações são veículos irregulares e condutores que cometem infrações no trânsito, com foi o caso do vereador Clayton de Maria.
(Antonio Barroso)