Por Eleutério Gomes – de Marabá
O vereador Ilker Moraes Ferreira (PHS) foi alvo de vários discursos de solidariedade na sessão ordinária desta terça-feira (17), da Câmara Municipal de Marabá. Principal personagem de denúncia veiculada pelo Blog ontem, ele agradeceu pela postura ética deste canal de Comunicação, ao lhe garantir o amplo direito de defesa e disse que não tem poderes para segurar projeto algum impedindo sua votação.
Ilker foi acusado de ter provocado o não envio a Marabá de R$ 300 mil para o Programa Estação Juventude, ao não liberar o projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude e o Fundo Municipal da Juventude.
O primeiro a se pronunciar foi o presidente do Poder Legislativo, vereador Pedro Correa Lima (PTB), ele disse que as comissões existem para isso mesmo, questionar o que está certo ou errado nas propostas enviadas à Casa e elogiou a postura de Ilker Moraes, que sempre tem se mostrado diligente quando se trata da coisa pública.
O presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, da qual Moraes é relator e na qual se encontra o projeto, vereador Miguel Gomes Filho (PP), disse que é estarrecedor o fato de qualquer um querer interferir nos trabalhos das comissões, mostrando indignação com o fato. Declarou solidariedade a Ilker Moraes e reforçou que o vereador não tem poderes para engavetar projetos.
Na tribuna, Ilker também recebeu a solidariedade dos colegas Nonato Dourado e Tiago Koch, ambos do PMDB; e na bancada os demais vereadores se solidarizara com ele.
A polêmica surgiu porque, ao enviar para a Câmara o projeto que cria o Conselho e o Fundo, o Executivo não informou qual a dotação orçamentária aos dois novos órgãos, o que foi detectado por Ilker Moraes Ferreira, que não passou o projeto para frente até que esses valores sejam definidos dentro do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária do município,
A não criação do Conselho fez com que R$ 300 mil que seriam destinados à Estação Juventude não fossem mais enviados a Marabá pela Secretaria da Juventude da Presidência da República. Um dos criadores do projeto, o menor emancipado Luciano Lacerda, ex-assessor do vice-prefeito Tony Cunha, atribuiu então a suspensão do repasse a Ilker Moraes, conforme noticiado ontem pelo Blog.
1 comentário em “Vereador Ilker Moraes recebe manifestações de solidariedade dos colegas”
Parabéns a esse Blog, quero informar que o Fórum de juventude também que se manifestar sobre o fato.