E-mail enviado por Pedro de Moura Reis, o PC, escritor e jornalista, comentando o requerimento do vereador Odilon Rocha de Sanção que solicita que o espaço conhecido como CDC, na Cidade Nova seja demolido:
O vereador Odilon, PMDB, sessão da Câmara Municipal do dia l4 deu entrada em requerimento sugerindo a demolição do prédio do Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) para ser transformado em estacionamento para veículos.
O requerimento foi aprovado por unanimidade. Como disse Nelson Rodrigues, que toda unanimidade é burra, ficou eu para protestar
Consideramos verdadeira aberração a atitude do vereador autor do requerimento provando que ele não tem nenhum compromisso com a cultura da terra, o que combina inteiramente com a própria cultura do vereador, indiferente às coisas valiosas da terra que fez e faz história.
Cabe ao povo agora protestar contra tal projeto, levando em conta que nossa cidade de Parauapebas começa a despontar como urbe cultural, levando-se em conta tantos eventos aqui realizados, promovendo-se a cultura popular e preservando os nossos costumes.
Engana-se o vereador em afirmar que aqui já temos muitos lugares próprios para a realizações de eventos, apenas o CDC servia para acomodar certos movimentos culturais, a exemplo de festivais, a Quinta Cultura, que sempre lotou as suas dependências com apresentação de artistas da terra, além de outras modalidades, sempre elevando a nossa cultura.
Por que não transformar o prédio do CDC em uma casa de cultura ou em um teatro? Aí sim, seria o certo, já que não existe na cidade nenhum prédio que se preste para tal fim.
É duro se engolir certas atitudes equivocadas de representantes do nosso legislativo municipal.
O vereador Odilon com tantos anos de atuação parlamentar. Parece retroceder no tempo esquecendo-se de que o CDC há muitos anos é palco de manifestações de nossas riquezas culturais, demoli-lo é voltar a Idade da Pedra Lascada.
Também não há o que ignorar. Os retrógados não valorizam a cultura.
PC de Moura Reis
Escritor e jornalista
15 comentários em “VEREADOR NÃO TEM INTIMIDADE COM CULTURA”
Pior: requerimento feito por um homem de visao estreita e aprovado por um bando de comparsas indolentes.
Sobre a demolição do CDC
O vereador Odilon apresentar um requerimento solicitando a derrubada do CDC, é algo absolutamente normal e previsível. Não se pode esperar outra coisa de uma pessoa que não teve acesso a educação formal e nem a cultura de modo geral. O grande escândalo, o inacreditável, o cúmulo da aberração é esse requerimento ter sido aprovado, e por unanimidade. Francamente, essa não dá para entender. Percebe-se aí uma inversão de valores: pessoas incultas conduzindo os ditos intelectuais.
diz que: o povo tem o governo que merece;
sabe dudu, quando vejo essas discuçoes lembro desses dizeres pois na hora de votar votou por favores (compra) e é nisso que dar o cara nao tem respeito com o povo e ao seu diploma de vereamça mais como estar com a caneta, faz o que quer sabes por que? vc votou sem fazer um analise da pessoa, errar é humano agora permanecer ai é …. amigo mude sua atitude seja conciente, tenho uma tese comigo mais ou menos assim.
nao deixe de votar em uma pessoa que achas ele fraco de voto pois ai é votar errado, vote conciente em uma pessoa que possa retribuir depois de eleito assim essas coisas absurdas como do Sr. ver. Odilon estar fazendo nao venha acontecer tah seu voto é mais do que o odilon pagou tah?
caro ze dudu, quando chagamos aqui nessa cidade nem tinha ainda o verdes frutas maior supermercado de parauapebas na antiga rua do comercio do vereador odilon lembra, agora com tantos predios alugados pra prefeitura como o CTRH na av: tocantins no rio verde, e varios outros esse camarada quer derrubar o CDC, como essa camara e fraca como esse vereador tem poder em relação aos outros, como que o poder de barganha dele e superior aos coitados dos amigos MIQUINHA, WOLNEY, RAIMUNDO, ZÉ ALVES, meu deus como e que a politica tem essas artimanhas, mais nos paraupebense nao vamos deixar nao, vamos fazer uma campanha nos veiculos de comunicação vamos chamar a populaçao pra camara e fazer um manifesto em relaçao a esse vereador e mostrar como ele esta mamando nos cofres publicos com seus alugueis, SEU ODILON DEIXE O CDC EM PAZ, E VA CUIDAR DE SEUS TRATORES E CASAS ALUGADOS PRA NOS…….wanterlo deixe de babar esse que se diz de parauapebas………
ODILON DEVE TA QUERENDO ALUGAR MAS UM PREDIO PARA PREFEITURA, GARANTO QUE TEM ALGUMA CASA OU TERRENO QUE ELE QUER SUBSTITUIR PELO CDC, GENTE E OS OUTROS BABACAS AINDA EMBARCAM NA DO ODILON, E APROVAM, EITA CAMARA.
Meu caro Zé e Minha Cara Dorinha;
Eu Nunca fui contra a construção de um Centro Cultural, a minha manifestação foi no sentido de se construir um outro local com todas as condições de abrigar as manifestações culturais do município. O local onde fica o CDC, alem de ficar no meio da rua, não interage com o projeto paisagístico. Durante um período de seis messes o local é ocupado pelos desabrigados em razão das enchentes. O que menos funciona ali são atividades culturais. O local é feio, imundo, sem conforto, segurança e quente. Temos todas as condições financeiras de construí um espaço digno e confortável para a população melhor usufruir as nossas manifestações culturais. Sou contra o local onde está situado o CDC e não a existência de um espaço novo e fora dali. A demolição do CDC só teria sentido quando da construção de um outro espaço.
Seria incoerente de minha parte defender a extinção de um espaço cultural, sendo o autor de um projeto de lei de incentivo a cultura, secretaria e conselho municipal de cultura no município.
Quando faço a defesa do requerimento do Odilon, faço no sentido de fomentar o debate e traga a baila a discussões de se construir logo um espaço cultural altura do povo de Parauapebas.
E quanto ao seu voto, só tenho a agradecer. E me julgues pelo conjunto das minhas ações e não pelo varejo delas, pois assim será justo. E nesse conjunto acredito que os acertos foram maiores que os erros. Pois tentei fazer uma defesa dos projetos de interesse da coletividade e não dos interesses tacanho e mesquinho como muitos fazem.
E viva ao amplo direito contraditório
E viva ao amplo direito contraditório
quero dizer: desperdiçado meu voto com o tal vereador
não sei não zé Dudu, esse governo não é muito bom em construir predios.
E o Sr. vereador Odilon em vez de se preocupar em resolver os varios progetos mal acabados da cidade, tem a infeliz ideia de demolir um dos unicos locais de eventos culturais da cidade. É por essas e por outras que hoje me envergonho de ter dispediçado o meu voto com o Sr.
Gastar um pouco mais do que se gastaria para demolir e levantar no local um lindo prédio de dois ou três andares onde se teria salas para diversos eventos culturais (teatro, cinemas, shows, convenções) talvez seria a melhor solução.
Foram gastos 600 mil apenas com a reforma no projeto do novo HM. Tenho certeza que com pouco mais que isso, se constroi um belo espaço cultural onde hoje é o CDC.
Vi no blog do ex verador Wanterlor que ele é favorável ao requerimento do Odilon. Fiquei chocada, depois de várias vezes, me arrependi de ter votado nele.
Essa atual Câmara de vereadores não pensou no povo carente culturalmente de nossa cidade, como em sua grande maioria das vezes eles nao pensam, quando aprovou esse requerimento.
A sorte é que o prefeito, consciente e maduro culturalmente, irá vetâ-lo ou mesmo esquecê-lo em alguma gaveta de uma sala escura da nova PMP.
Tanta área poderia ser usada de forma mais consciente e não para estacionar carros. Porque o vereador Odilon não deixou uma área para estacionamento quando construiu o seu predio na Rua D, atrás do Armazém Paraíba? Agora, usar espaço público é fácil né vereador!
Complementando,
transformar o CDC em estacionamento é no mínimo desrespeito para com uma populacão carente de espaços para manifestacões culturais. Será que não vai sobrar nem um milhãozinho pra se construir um teatro? Será que o vereador Odilon acha mesmo que o CDC, palco de tantas manifestacões históricas de nossa cidade, culturais, religiosas e políticas, deve ser demolido para virar estacionamento, simplesmente?
Acho que o vereador cometeu um tremendo equívoco no seu requerimento. Na ausência de coisa melhor, nao deveria tê-lo apresentado. Deveria, isso sim, reclamar para o povo de Parauapebas a construção de um teatro digno, ali mesmo onde é o CDC, local já consagrado por todos, inclusive pela ausência de políticas públicas voltadas para a cultura.
Em tempo: O solo urbano de Parauapebas é muito caro e os espaços públicos deveriam ser valorizados para benefício das pessoas, não para estacionar alguns carros.
O CDC não é um problema para Parauapebas. Ao contrário, é local das mais diversas manifestacões da nossa gente: shows musicais, reuniões religiosas, reunioes políticas, espaco aberto a uma populacão que faz daquele prédio o seu teatro , já que nenhum teatro de verdade foi aqui construído. Querer transformá-lo em estacionamento é no mínimo falta de respeito para com um imenso público, carente de opções de lazer, que tem o CDC como local de eventos.
Corretíssimo, PC Reis.É preciso manifestar indignacão com atitude do vereador Odilon. Talvez possa lembrar que há outras necessidades em Parauapebas , como disse o Eldan. O certo mesmo seria cobrar da prefeitura o espaco cultural que o povo merece. Já foi gasto muito dinheiro com estacionamentos. Se essa moda pega, daqui a pouco vai a Praca Mahatma Gandhi também.
isso e um absurdo…a cidade ja não tem nada que presta e ainda querem destuir uns dos poucos lugares públicos destinados a apresentacoes culturais.
É polemico. Mas existem tantas necessidades em Parauapebas, que fica parecendo que o vereador ta querendo “aparecer”. Conseguiu.
Na boa. Se ja existe um projeto de lei – ha mais de 3 anos – para a construção de um Centro Cultural que atenda também a demanda que hoje é do CDC; projeto que (imagino) seria feito de acordo com padrões tecnicos e urbanisticos, porque não demolir? Agora, não precisa ser hoje. Pode ser depois que o novo Centro Cultural esteja pronto.Que tal?
No entanto… talvez a prefeitura esteja esperando exatamente uma polemica como esta para lembrar que tem um Centro Cultural para construir. Pelo menos pra isso serviu o requerimento do vereador Odilon: o assunto virou noticia.