Os vereadores de Canaã dos Carajás, ao que tudo indica, retornaram do recesso de fim de ano com todo o gás. E, se o objetivo é mostrar serviço e garantir uma possível reeleição em 2020, alguns andaram recebendo aulas na calada da noite. Após passar o bastão da presidência da Casa, o vereador Júnior Garra (PR), durante a segunda Sessão Ordinária de 2019, realizada nesta terça-feira (12), usou a tribuna para dizer que recebeu denúncias envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e pediu a abertura de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – para investigar possíveis irregularidades no setor.
“O principal papel do vereador é fiscalizar. E recebi algumas denúncias de irregularidades na Secretaria de Saúde. Quero pedir apoio dos colegas vereadores para uma CPI a fim de investigar esses atos que me foram denunciados”, apelou Garra, que não disse, entretanto, que irregularidades chegaram ao conhecimento dele.
Do PTB, o vereador Anderson Mendes discursou sobre os preços abusivos cobrados pelo consumo de energia elétrica e propôs aos colegas de bancada que se reunissem com o Poder Executivo a fim de solicitar na Celpa a redução do valor da tarifa.
“Sabemos que não se pode isentar o cidadão do pagamento, mas é necessário que esse valor seja reduzido. Essa é uma das maiores reclamações dos paraenses e a sociedade está cobrando apoio dos vereadores aqui de Canaã. Quero propor que os vereadores sentem com o prefeito para solicitar que a taxa de iluminação pública seja reduzida”, disse ele.
Na ocasião, foram aprovadas duas indicações. No documento de número 006/2019, a vereadora Maria Pereira (PDT) solicita que o Executivo proceda a construção de calçadas nos prédios públicos do município. Aproveitando o momento, a parlamentar informou que protocolou um documento na Secretaria Municipal de Obras, onde solicita um mutirão de limpeza nas ruas da cidade.
“É necessário que a capina dos terrenos seja feita em toda a cidade, até para prevenir doenças, pois já há muitos casos de dengue surgindo. Providências são necessárias o quanto antes em relação a esse mato que está tomando conta do município”, justificou.
A indicação de número 005/2019, de autoria do vereador João Nunes (MDB), pede a recuperação, construção e padronização de calçadas da cidade e também foi aprovada. Ambas aguardam apenas que o prefeito Jeová Andrade (MDB), bata o martelo.