Vereadores de Parauapebas visitam Projeto S11D, da Vale

Continua depois da publicidade

Vereadores_de_Parauapebas_conhecem_a_maquete_do_S11D_1Uma comissão de representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas visitou, nesta quinta-feira (3), o Projeto Ferro Carajás S11D, em Canaã dos Carajás. Os vereadores foram recebidos pelo Diretor de Projetos Ferrosos Norte, Jamil Sebe, pelo Diretor de Projetos de Logística, Sérgio Aranha, e pelo Diretor de Ferrosos Norte, Paulo Horta.

Os vereadores conheceram detalhes sobre a implantação do S11D e do Ramal Ferroviário, que ligará a futura usina à Estrada de Ferro Carajás. Em seguida, visitaram o pátio de montagem dos módulos que comporão a planta, as instalações administrativas do projeto e o espaço de convivência criado para os empregados. “A intenção dessa visita é manter aberto nosso relacionamento, com diálogo franco e direto”, explicou Horta.

S11D
O S11D é o maior projeto da história da Vale e também o maior da indústria de minério de ferro, constituindo-se na principal alavanca de crescimento da capacidade de produção e da manutenção da liderança da empresa no mercado global em termos de volume, custo e qualidade. Localizado na Serra Sul de Carajás, prevê a implantação de mina e usina de processamento e terá capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas anuais (Mtpa) de minério de ferro, com alto teor contido em ferro e baixa concentração de impurezas.

Ramal Ferroviário

O Ramal Ferroviário é parte integrante do projeto CLN S11D, que permitirá a expansão da capacidade logística de Carajás para 230 milhões de toneladas métricas por ano de minério de ferro.