Na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro, a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene para homenagear as Forças de Segurança que atuam na cidade: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano).
Foram convidadas para a mesa as seguintes autoridades: Luciano Lopes Dias, vice-prefeito de Marabá; Gabriella Vasconcelos Caetano, coordenadora de segurança da Secretaria Regional de Governo; Dayvid Sarah Lima, comandante do CPR II da Polícia Militar; Valtencir Pinheiro da Silva, comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar; Vinícius Cardoso das Neves, superintendente regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará; Jair Barata Guimarães, secretário municipal de Segurança Institucional; e vereador Rodrigo Lima.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Alecio Stringari, abriu a sessão e falou da importância das forças de segurança para o município de Marabá, contribuindo para garantir tranquilidade para a população.
Depois, Alécio Stringari repassou a presidência da sessão ao vereador coronel Antônio Araújo, autor do projeto de lei de criação da sessão solene em homenagem às forças de segurança em 2015.
“Esta solenidade é importante porque é um reconhecimento público do que essas forças têm representado para o município. Julgamos, assim como toda a sociedade brasileira, homenagear homens e mulheres que tanto fazem pela segurança pública de nosso Estado e município. Homenageio, também, o governador Helder Barbalho pelo apoio que tem dado às forças de segurança, o que contribuiu bastante para diminuição dos índices de principais crimes cometidos no Estado e também em Marabá. Todos precisamos de segurança, direito previsto na Constituição, mas infelizmente não temos isso em todos os estados”, lamenta coronel Araújo.
Ele esclareceu que a indicação de seis nomes dos homenageados este ano foi feita pelo comando de cada força de segurança, obedecendo a critérios objetivos e subjetivos.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, disse que a sessão é mais do que homenagem, é também de gratidão. “Eles atuam para preservar nosso maior bem, que é a vida”, reconheceu.
Ele sustentou que as forças de segurança transmitem muito mais do que os números falam com redução dos índices de segurança, mas também a sensação de segurança, o que de fato conforta os marabaenses. “Podemos levar família para praças e eventos e temos sensação de segurança”.
Luciano Dias também enalteceu as forças que o município mantém para ajudar a garantir a segurança dos cidadãos, Guarda Municipal, DMTU e agentes patrimoniais.
Dayvid Sarah Lima, comandante do CPR II da Polícia Militar, disse que o sentimento de gratidão aos vereadores de Marabá, uma das poucas Câmaras do Pará que reconhecem o trabalho dos órgãos de segurança. “Nosso trabalho é de acertos e erros e a capacitação oferecida aos PMs é para que os erros sejam minimizados. Mas quando os erros vêm são bastante massificados”, disse ele.
Falou da diminuição dos roubos na região, da ordem de 16% no mês de agosto”, revelou.
Segundo ele, houve redução de 58 homicídios em Marabá, de janeiro até hoje, em comparação a 2022. “Isso também tem o dedo do governador Helder Barbalho, que tem apoiado as ações da PM em todo o Estado”, disse o comandante da Polícia Militar.
O vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, falou em nome dos demais parlamentares elogiou a atuação dos órgãos de segurança e, de forma particular, falou da importância do trabalho de divulgação que a Polícia Civil tem ao divulgar as prisões e outros trabalhos por meio da Imprensa.
“O povo de Marabá diz muito obrigado por tudo que vocês fazem, correndo risco de perder a vida para nos proteger. Essa sessão é um reconhecimento do que fazem por todos nós”.
O vereador Cabo Rodrigo sugeriu que PRF e canil da Guarda sejam incluídos na sessão solene porque têm trabalho brilhante que merece ser reconhecido. Por 19 anos atuei como membro da Polícia Militar e isso me orgulha muito. A PM tem um trabalho brilhante em vários rincões deste estado. Em 27 anos que moro em Marabá, nunca vi tempos de paz como estamos vivendo agora, graças ao trabalho das forças de segurança”, disse ele.
O secretário municipal de Segurança Pública, Jair Barata, disse que as forças de segurança devem ser as últimas a entrarem em algum lugar, devendo iniciar por família, estado e outros órgãos. “Parabenizo o trabalho dos órgãos de segurança, inclusive da Secretaria de Segurança Institucional. O câncer de toda a sociedade é o acidente de trânsito, um mal que assola milhares de famílias no Brasil todos os anos. Precisamos integrar ainda mais as forças de segurança para ajudar a salvar a vida dessas pessoas”, disse.
Delegado Vinícius Cardoso reforçou a redução da criminalidade em Marabá e disse que isso não é mérito de apenas um órgão de segurança pública, mas de todos juntos e falou da importância de manter a unidade entre as instituições.
Os homenageados com título de Honra ao Mérito foram Francisco Barbosa Costa, Silvana da Silva Nascimento, Francine Iza de Melo Cavalcante Lorenz, Ávila Rodrigo de Sousa Fonseca, Miguel Ângelo Morais Ramos e Maria Auxiliadora Alves Rodrigo.