Em uma verdadeira demonstração de talento e inovação, estudantes da Escola Municipal Sebastião Agripino, de Canaã dos Carajás, conquistaram prêmios na segunda etapa da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorreu entre os dias 10 e 11 de fevereiro em Piraí, no Rio de Janeiro. A equipe se destacou como única representante do estado do Pará na competição que visa estimular o interesse pela astronáutica e educação científica.
A Jornada de Foguetes é um evento que promove a construção e o lançamento de foguetes didáticos. Ela visa proporcionar aos alunos experiências práticas que os conectem com conceitos científicos, incentivando a pesquisa e a experimentação no campo das ciências.
A equipe de Canaã foi formada pelo professor Diego Silva Ferreira e pelos alunos Victor Arruda Chaves e Samuel Ribeiro Pires. Com um projeto inovador, eles construíram um foguete utilizando uma garrafa PET, impulsionado por ar pressurizado e água. O modelo foi desenvolvido com base em princípios fundamentais da física e aerodinâmica, demonstrando a capacidade dos alunos em aplicar teoria, na prática.
“É a primeira vez que eu participo e gostei bastante. Minha família ficou bem orgulhosa, e eu também por representar meu estado, minha cidade, representar minha escola. E agora é só voar mais alto,” disse Samuel, aluno do 1º ano do ensino médio.

Durante o processo de criação do foguete, o professor Diego orientou seus alunos sobre conceitos essenciais como a terceira lei de Newton (ação e reação), pressão atmosférica e aerodinâmica. Os estudantes tiveram um papel ativo em todas as etapas do projeto – desde a pesquisa inicial até a montagem final e ajustes do foguete. Diversos testes foram realizados para garantir o equilíbrio e a eficiência do lançamento.
“O nosso foguete funciona através da combinação entre água e ar comprimido. Ao encher parcialmente a garrafa PET com água e inserir ar comprimido, criamos uma pressão interna que, ao ser liberada, impulsiona o foguete para cima. Essa força gerada pela rápida expulsão da água é o que permite o movimento ascendente,” explicou o professor.

O esforço da equipe foi recompensado com medalhas de participação e um troféu de ouro pela excelência na competição. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras com especialistas da área aeroespacial. “Foi algo magnífico, na verdade, algo que eu não esperava. A gente participava sempre aqui no municipal, e acabamos alcançando o nível nacional. É uma coisa que a gente nunca vai esquecer e vamos levar para sempre nas nossas vidas, na memória,” compartilhou o aluno Vitor Arruda.
O secretário de Educação de Canaã dos Carajás, Leonardo de Oliveira Cruz, ressaltou a importância dessa conquista. “A participação no evento reafirma nosso compromisso com a educação científica em Canaã dos Carajás e no estado do Pará,” disse. “O sucesso da equipe inspira outros estudantes a explorar o universo da Astronomia e Astronáutica, evidenciando o potencial que temos em nossas escolas. Premiações como estas nos motivam a todo dia fazer o nosso melhor para investir e efetivar educação de qualidade”.