Há uma forte tendência do Congresso Nacional, com a reforma política que ai vem, acabar com o direito a reeleição para o executivo. O Blogger vem ouvindo alguns parauapebenses de diversas classes sociais e setores da economia local para saber a opinião deles sobre o assunto e publicará, no decorrer da semana, várias opiniões colhidas. Publico hoje mais dois posicionamentos de ilustres moradores de nossa cidade que responderam à seguinte questão formulada pelo Blogger:
Você é contra ou a favor da reeleição para o executivo?
Luiz Leite de Oliveira Filho – médico ultra-sonografista , diretor-presidente da Clínica Santa Terezinha, uma das pioneiras de Parauapebas, 55 anos, casado, há 26 em Parauapebas, natural de Uruçuí – Piauí
Contra ! “ Sou contra por uma única razão. O uso indiscriminado da máquina pública! Essa é uma prática corriqueira no Brasil que não se consegue controlar, não existe controle para esse método.
A cada dia que passa, vão se descobrindo maneiras para burlar a fiscalização e fazer uso da máquina para se reeleger, e isso é terrível, esse é o problema da reeleição e é por isso que sou contra.
==============================
Suelma Silva Nascimento – Estudante e do lar, casada, natural de Açailândia – Maranhão, 20 anos de idade, 7 desses residindo em Parauapebas.
A favor – “ O Brasil tem na justiça eleitoral o ponto alto da magistratura brasileira, e essa justiça vem sistematicamente coibindo os excessos e retirando do ar os maus políticos ou os que buscam na ilegalidade tirar proveito próprio. Eu penso que não será retirando da legislação eleitoral o direito à reeleição que teremos políticos melhores ou não haverá desvio. O Congresso Nacional precisa buscar alternativas para coibir o uso da máquina e não será tirando o direito à reeleição que deixaremos de ter exageros. Se não houver reeleição o gestor, se quiser, poderá usar a máquina pública para tentar fazer seu sucessor, e, com a reeleição, caberá ao povo decidir se esse gestor merece ou não mais quatro anos.”
Você, leitor, também pode emitir a sua opinião sobre o assunto usando a caixinha de comentários. As melhores respostas, devidamente assinadas, serão elevadas à condição de postagens.
3 comentários em “Você é contra ou a favor da reeleição para o executivo?”
Ora vamos, Sr. José Eduardo!
As disparidades são assombrosas.
Sapiens, estão sendo publicados o que pensam os entrevistados sobre a reeleição. É natural que tenhamos pensamentos opostos, já que estou colocando opiniões contrárias e favoráveis. Não entendi o motivo do assombro!
Adir Castro, 44 anos, microempresário, residente em Marabá.
Sou a favor da reeleição. O legislativo se reelege indefinidamente. Por que o executivo não pode? Se eles se beneficiam da legislação, então se muda a legislação.
Foi gasto uma fortuna por FHC aprovar a reeleição, porque naquele momento era favorável a ele e seu partido. Agora aparece esse desatino para se gastar outra fortuna para desfazer algo que tem o seu lado positivo sim.
A meu ver dois mandatos são poucos, deveriam ser pelo menos três ou quatro. Claro que colocando alguns dispositivos de segurança para impedir o uso da máquina. Uma das medidas seria o afastamento do cargo seis meses antes da eleição. Que ele concorresse igual pra igual com os outros.
Se o gestor fizer uma boa administração, que continue. Caso contrário o eleitor o demita.
Deixando o indivíduo apenas por quatro anos, sabemos por experiência própria, que ele não terá tempo para fazer nada. E aí ficarão naquele troca-troca e com as velhas desculpas esfarrapadas culpando ao tempo, sem contar que um começa uma obra e o que se elege, não sendo do grupo, abandona a obra. Já vimos vários exemplos disso. Nosso dinheiro jogado fora por pura vaidade do executivo.
Então que continue a reeleição, mudando somente as regras. Nos países civilizados a reeleição funciona.
O que tem que mudar é a consciência do eleitorado. Que ele saiba o que está fazendo com o voto. Assim expurgaremos esses nefastos travestidos de políticos de nosso meio.