Comentário anônimo (uma pena) recebido no post “Filhos, nunca é muito tarde para colocá-los no rumo”:
A nossa vida é baseada em ideologias, coisas que nos são repassadas, e nas quais baseamos o nosso viver e as nossas ações. A boa ideologia sobre a família como célula mater da sociedade está morrendo, e o pior de tudo, com a nossa permissão. Como já foi dito, a vida corrida de muitos pais torna incompatível a coexistência do trabalhador e do pai em uma mesma pessoa.
Mandar os filhos para escola é diferente de empurra-los para escola. A escola não deve “criar” os nossos filhos, essa responsabilidade não é dos professores, nem dos coordenadores, nem dos diretores, ela é única e exclusiva dos pais. A escola se presta a uma função meramente instrumentalizadora, no que se refere a saberes do conhecimento humano.
Contudo, a noção de respeito, conduta, tolerância, moral e outros valores, devem ter exemplos sólidos na família, do contrário todo discurso (da escola, da igreja, etc) será vazio, pois não irá encontrar o sustentáculo necessário para que se imprimam nesse jovem os seus efeitos.
Os professores são os primeiros a perceberem as atitudes erradas de nossos filhos e, em muitos casos, ao alertarem os pais ainda são criticados e muitas vezes ameaçados.
A ESCOLA DEVE SER ALIADA, NÃO UMA EXTENSÃO DA NOSSA CASA; PROFESSOR NÃO É INIMIGO DA FAMÍLIA; NADA SUBSTITUI O EXEMPLO DADO POR PAI E MÃE; EDUCAÇÃO DE VERDADE SE OBTEM EM CASA; SER EDUCADO E RESPEITOSO NÃO É SINAL DE FRAQUEZA; A ARROGÂNCIA TEM ENDEREÇO CERTO: A MORTE SOCIAL OU FÍSICA (INFELIZMENTE).
[ad code=3 align=center]
2 comentários em “Voz ao leitor”
Oi Zé,
Grato por ter colocado nossa propaganda ben enbaixo deste post. Os “filhinhos de papai” são nossos nelhores clientes, viu? Ele senpre são generosos ($) apesar de grosseirões….
Un cheiro!
A vida corrida dos pais pode ser um fator que contribua para a delinquência juvenil, mas muitos psicólogos e pedagogos afirmam que o mais importante não é quantidade de tempo que vc passa com o seu filho, mas a qualidade desse tempo ! De nada adianta uma mãe que não trabalha fora de casa se ela deixa o seu filho solto na rua em más companhias, ou seja, não sabe quem são os amigos do seu filho, com quem ele anda… menor de idade até tarde na rua. Içami Tiba diz “Quem ama educa”!