O grupo Y. Yamada, de Belém, está em negociação com a direção do Supermercado Sul Carajás. de Parauapebas. As últimas notícias dão conta que o próprio Fernando Yamada, presidente do grupo, esteve em Parauapebas colocando a sua equipe para ver a viabilidade do investimento. Segundo se comenta o martelo foi batido ontem e os empresários já preparam a documentação para finalizar o negócio. Os valores da negociação não foram revelados.
O Grupo Y. Yamada é uma rede de supermercados do Brasil, controlado pela família Yamada, de origem japonesa, que chegou no Pará em 1931 e foi fundada em 1950, em Belém e concentrado no norte do país. O grupo aproveitou a saída de Belém dos rivais Pão de Açúcar e Bompreço, há poucos anos, para aumentar a clientela, tendo como uma das armas seu cartão de crédito com mais de 1.000.000 de clientes.
O grupo compõe-se de 14 empresas, incluindo supermercados, serviços financeiros, lojas de departamento, concessionárias de veículos, além de atividades no ramo de crédito, turismo e pecuária. Ocupa a 11ª posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados, o 1º lugar no norte do Brasil e o 12º lugar entre as melhores empresas do Brasil no setor de comércio varejista — setor em que a empresa foi a 8ª em crescimento e a 3ª em rentabilidade, segundo a ParáNegócios.
Atualmente a rede de supermercados Y.Yamada é a maior do norte do Brasil e conta com supermercados e hipermercados em Belém, Ananindeua, Capanema, Castanhal, Barcarena, Santarém e Vigia, no Pará, e ainda em Macapá, no Amapá. O grupo possui também uma rede de lojas de departamentos, onde o foco são as classes B, C e D, especializadas em eletro-eletrônicos e magazine.
O supermercado Sul Carajás, da família do ex-presidente da ACIP, José Reinaldo de Carvalho, conta com uma loja na Rodovia Faruk Salmen e outra na Serra dos Carajás. A família ainda administra dois hotéis da Vale em Carajás e outro em Parauapebas.