Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (21), o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) defendeu a conclusão do asfaltamento da Rodovia BR-230, mais conhecida como Transamazônica. A obra encabeça uma lista de reivindicações apresentada por associações de municípios impactados pela obra da Hidrelétrica de Belo Monte. O documento foi entregue ao parlamentar em Altamira (PA), no sábado passado.
Marinho, que participou do encontro de lideranças, citou entre outras demandas levantadas pela associação, a construção de duas pontes no Rio Xingu: uma dentro do município de Altamira e a outra exatamente na Transamazônica, no local onde hoje a travessia é feita por balsa.
“Um outro assunto aqui colocado por eles é a criação da Universidade Federal do Xingu. Como disse, esses 11 municípios — 12 municípios, pois está chegando mais um para incorporar-se ao grupo — têm 540 mil habitantes. E não é fácil… as distâncias por exemplo. A distância de Altamira até a cidade de Belém do Pará são quase mil quilômetros”, explicou o senador, ilustrando as dificuldades que aquela população enfrenta com a falta de infraestrutura e a demora na conclusão de obras que se arrastam há décadas sem que sejam concluídas.
Por Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília