O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) será o relator das receitas propostas para Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 (PLN 22/2019) e para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que traça um planejamento para os próximos quatro anos. O governo encaminhou a proposta na sexta-feira (30) ao Congresso Nacional.
A estimativa de crescimento da economia para o ano que vem é de 2,17%, menor do que esperado anteriormente pelo governo no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que previa em 2,7% a ampliação do produto interno bruto (PIB). Os textos serão examinados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e, em seguida, pelo Plenário do Congresso.
O documento prevê salário mínimo de R$ 1.039,00. O senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) será o relator-geral do PPA 2020-2023, assessorado por 16 relatores setoriais, que ainda não foram definidos pelos líderes partidários.
Como o novo Orçamento deveria ter sido elaborado com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que ainda não foi aprovada pelo Congresso — deveria ter sio votado no final de julho. Quando isso acontece, o governo utiliza como base o projeto da LDO (PLN 5/19).
Na Comissão Mista de Orçamento (CMO), a proposta orçamentária será analisada por diversos relatores. O trabalho ficará sob a condução do relator-geral, que cuida da despesa. O deputado Domingos Neto (PSD-CE) já foi indicado para a função. O parecer dele será então encaminhado para análise do Congresso Nacional (deputados e senador membros da CMO).
Estimativas
O valor do salário mínimo também será menor do que o previsto anteriormente pelo governo. Enquanto a LDO, enviada aos parlamentares em abril, fixava um aumento dos atuais R$ 998 para R$ 1.040, o projeto de orçamento estabelece salário mínimo de R$ 1.039 em 2020, sem ganho real. A correção considera a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como parâmetro. Até o ano passado, a política de reajuste do salário mínimo considerava, além do INPC, um aumento real equivalente ao crescimento do PIB do ano anterior.
A
inflação prevista pelo governo para 2020 na LOA é ligeiramente inferior ao
estimado na LDO: passou de 3,99 % para 3,91%.
A equipe econômica reduziu a expectativa de crescimento da economia. A variação
do Produto Interno Bruto (PIB) foi estimada em 2,17% em 2020, ante os 2,70%
mencionados na proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O governo manteve a meta indicada no projeto da LDO de déficit primário de R$ 124,1 bilhões para o governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central), menor que o previsto para este ano, de R$ 139 bilhões. Desde 2014, as contas do governo federal estão no vermelho.
Como aconteceu neste ano, o governo terá de pedir autorização do Congresso para descumprir a “regra de ouro”. Em 2020 será necessário emitir títulos públicos para quitar R$ 367 bilhões em despesas correntes, inclusive com pessoal. A Constituição diz que operações de crédito só podem financiar investimentos. Se não o fizer, incorrerá em crime de responsabilidade (pedalada fiscal) que custou o cargo da presidente anterior, Dilma Rousseff (PT).
Teto de gastos e emendas impositivas
Pela primeira vez, as propostas orçamentárias deverão respeitar integramente o teto dos gastos, que limita a variação das despesas federais à variação da inflação em determinado período. A partir do próximo ano, os poderes Legislativo e Judiciário, mais o Ministério Público e a Defensoria Pública, não poderão contar com eventuais compensações do Poder Executivo.
Em
função da Emenda Constitucional 100, promulgada em junho passado pelo
Congresso, o projeto da LOA deve prever como obrigatória a execução das emendas
apresentadas pelas bancadas estaduais ao Orçamento da União. Em 2020, esse
montante será de 0,8% da Receita Corrente Líquida (RCL), o equivalente a cerca
de R$ 6,7 bilhões. Nos anos seguintes, o percentual será elevado e chegará a 1%
da RCL do ano anterior.
PPA
De acordo com o governo, os três pilares de inovação no PPA (2020-2023) são: simplificação metodológica, realismo fiscal e alinhamento com os planejamentos estratégicos dos ministérios, integrando com a avaliação de políticas públicas.
O PPA foi criado pela Constituição para funcionar como o planejamento de médio prazo do país. A partir das metas inseridas no plano, são elaboradas a LDO e a LOA. O plano tem vigência de quatro anos, vigorando sempre do segundo ano de um mandato presidencial ao primeiro ano do mandato seguinte. A Lei Orçamentária, por sua vez, contém a previsão de receita que deve ser arrecadada pelo governo durante o ano e fixa a despesa.
Depois de analisadas pela CMO, as propostas para o PPA e para a LOA serão votadas em sessão conjunta do Congresso. Antes, porém, deputados e senadores deverão concluir a votação do projeto da LDO para 2020 (PLN 5/2019), que está na pauta do Congresso.
Segundo a Constituição, o presidente da República deve encaminhar ao Congresso Nacional o projeto do Orçamento até o dia 31 de agosto. O Legislativo tem a tarefa de analisar, propor alterações e votar o texto até o dia 22 de dezembro de cada ano.
Concursos públicos
Outro item abordado no documento ao qual a Reportagem do Blog do Zé Dudu teve acesso e analisou, refere-se às vagas que serão abertas em concursos públicos federais, uma oportunidade para quem está desempregado ou perdeu sua ocupação recentemente. Há previsão de preenchimento de 32.553 vagas. Distribuídas da seguinte forma:
147 para o Poder Legislativo;
1.871 para Poder Judiciário;
1.002 para a Justiça Eleitoral;
25 para Ministério Público da União;
205 para a Defensoria Pública da União e
30.305 para o Poder Executivo.
Além
disso, 2.296 vagas devem ser criadas em diversos órgãos da administração pública
federal, estadual e municipal em 2020, conforme relatório em poder da
reportagem.
Discricionárias
As despesas discricionárias, que incluem gastos do dia a dia e investimentos, foram estimadas em R$ 89,2 bilhões. Depois de contingenciamentos, o governo prevê gastar R$ 94,9 bilhões com as despesas discricionárias neste ano. Esse deve ser menor patamar da série histórica, iniciada em 2009, informou o Tesouro.
O projeto da LOA também prevê o menor nível de investimentos em uma década, com R$ 19 bilhões. Em relação a este ano, a redução será de 15%. Segundo o secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o aumento das despesas obrigatórias leva à falta de recursos para investimentos.
A proposta prevê o menor nível de investimentos em uma década, com R$ 19 bilhões
Deputados criticam o contingenciamento proposto pela equipe econômica, especialmente devido ao bloqueio de dinheiro para a educação e para bolsas de pesquisa científica. Essas queixas afetaram a tramitação do projeto da LDO para 2020, que deveria ter sido aprovado pelo Congresso Nacional em julho.
Plano Plurianual
Já a proposta do PPA (PLN 21/19) traz os objetivos da gestão Bolsonaro para os próximos anos. Serão destinados, por exemplo, R$ 17,5 bilhões entre 2020 e 2023 para o “compromisso absoluto com a solvência e o equilíbrio fiscal, buscando reinserir o Brasil entre os países com grau de investimento”.
A busca de uma agropecuária sustentável receberá R$ 133,7 bilhões no mesmo período. Três programas vinculados ao Ministério do Meio Ambiente, entre eles os que tratam das mudanças climáticas e também da conservação e uso sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais, terão juntos R$ 2,2 bilhões.
Para fortalecer a empregabilidade, com “ênfase na geração de oportunidades e estímulos à inserção no mercado de trabalho”, serão R$ 136,2 milhões no período de 2020 a 2023. Segundo informou nesta sexta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,6 milhões de pessoas estavam sem trabalho em julho. Houve alteração na metodologia do PPA, simplificada pelo governo. “No Plano Plurianual, sob a responsabilidade do presidente da República, estão as entregas de bens e serviços públicos com impacto direto para a sociedade”, diz o texto. A publicidade dos atos do governo consumirá R$ 703,2 milhões de 2020 a 2023.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu, em Brasília