Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Desenvolvimento

Codec e Fapespa estudam meios para atrair investimentos

A parceria visa oferecer aos municípios e demais instituições uma sólida base de dados

Gerar, por meio de estudos e pesquisas, estatísticas dos mercados locais e com ênfase nas cadeias econômicas produtivas previstas no Programa Pará 2030. Esse é um dos objetivos da cooperação institucional estabelecida entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (Fapespa). Na segunda-feira (26), gestores das duas instituições se reuniram na sede da companhia para definir três frentes de trabalho destinadas a fomentar a atração de investimentos para o Estado.

A parceria entre Codec e Fapespa pretende agregar outros órgãos na construção de um programa que viabilize avaliações, pelas próprias gestões municipais, das políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e à competitividade locais, e também apresentar aos municípios o Barômetro de Sustentabilidade – um documento já elaborado pela Fapespa com informações socioeconômicas e ambientais, que será levado às regiões com o objetivo de apoiar decisões estratégicas tomadas pelo poder público local.

Segundo Marinoel Manolo, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, a parceria visa oferecer aos municípios e demais instituições uma sólida base de dados. “Essa parceria é necessária porque determina que onde a Codec for, a Fapespa será parceira no fornecimento de informações socioeconômicas para o desenvolvimento econômico e sustentável das localidades”, ressaltou.

Já apresentado aos municípios de Barcarena (na região nordeste) e Breves (no Arquipélago do Marajó), no próximo mês o Barômetro de Sustentabilidade será levado a Santa Bárbara do Pará, município da Região Metropolitana de Belém, que já está desenvolvendo um projeto de distrito industrial.

Deixe uma resposta