Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Com muito forró, atividades do CECON retornam em Canaã dos Carajás

Centro de Convivência da Pessoa Idosa ficou fechado por três meses e volta das férias com novidades

As férias chegaram ao fim para os velhinhos atendidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CECON). Mas ninguém reclamou disso, não. A animação nos rostos dos mais velhos era visível já nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (16). Bem cedinho, os idosos já lotavam o salão do CECON ansiosos pela volta das atividades e também para que o café fosse servido o mais rápido possível.

Fundado em 2003, o Centro de Convivência atende hoje 136 idosos. No cotidiano, atividades físicas, confecção de artesanato, informática e orientações socioeducativas estão na programação dos velhinhos. Graças ao contínuo aumento de demanda, o CECON traz neste ano uma novidade: os idosos serão divididos em dois grupos e serão atendidos em dias alternados durante a semana. Na sexta-feira, todos se reunirão para o famoso e já tradicional “Forró dos idosos”. A medida fará com que as atenções sejam mais concentradas e os atendimentos mais específicos a cada caso.

Em 2018, a dança de salão e novas oficinas de arte também serão incluídas na grade de atividades destinadas aos anciões. E quando se fala em dança, o senhor Pedro Alves, 76 anos, já se anima: “Eu gosto de me divertir no meio da minha turma. Eu gosto muito de dançar. Gosto muito de música, principalmente o forró. Também gosto de jogar truco e aqui a gente pode fazer isso.”

Presente no evento, Fábio Queiroga, representando a Vale, falou sobre o projeto desenvolvido: “Há bastante tempo, a Vale foi procurada pelo município para dar apoio a um projeto para a terceira idade. O CECON nasceu e é mais uma parceria de sucesso entre a Vale e a Prefeitura. A gente fica muito feliz que o trabalho esteja gerando satisfação e qualidade de vida às pessoas da terceira idade.”

Recém-empossado no cargo de secretário de desenvolvimento social de Canaã dos Carajás, Ronaldo Araújo esteve à frente do Centro em 2017: “É um sentimento muito bom o que eu tenho por esse lugar. Estive à frente daqui por um ano e hoje, como secretário, farei o possível para dar, assim como aos outros setores, uma condição especial para atender ainda melhor o nosso público. Os idosos são pessoas que a gente tem um carinho especial e, agora na qualidade de secretário, pretendo trabalhar com muitos projetos voltados ao CECON.”

E o desejo do seu Pedro foi atendido. Logo depois de um farto café da manhã, o forró começou a tocar no salão e ninguém mais ficou parado. Ainda durante a manhã, um bolo foi repartido em homenagem aos aniversariantes dos meses de fevereiro e março. Com tantas atividades assim, não há razões mesmo para ninguém querer ficar de férias.

Deixe uma resposta