Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Vereadores

Com a presença do prefeito Jeová Andrade, trabalhos do legislativo reiniciam em Canaã dos Carajás

Primeira sessão ordinária do ano teve indicações aprovadas e reviravoltas políticas no cenário canaense. Vereadores também votaram comissões permanentes de 2018

Depois de quase 50 dias de recesso, a Câmara Municipal de Canaã retornou aos trabalhos nesta terça-feira (6). Dos 13 parlamentares eleitos em 2016, somente Élio do Líder (PMDB) não esteve presente na primeira sessão ordinária do ano. Na ocasião, o prefeito municipal de Canaã, Jeová Andrade (PMDB,) esteve presente e também fez o uso da palavra. Alguns membros do seu secretariado, como André Wilson, Gean Meirey e Roberto Andrade, também estiveram presentes na Casa de Leis.

Em seu discurso, Jeová Andrade mostrou otimismo e garantiu que Canaã dos Carajás tem tudo para ser melhor em 2018. O gestor destacou o aumento de receita que o município terá nos próximos meses: “Estamos otimistas que faremos um grande trabalho este ano. Graças ao aumento da alíquota do CFEM, teremos mais recurso entrando na Prefeitura e poderemos fazer um trabalho melhor.”

Sobre o asfalto no município, carro chefe dos trabalhos de Jeová em seu primeiro mandato, o gestor garantiu que os trabalhos continuam: “Estamos trabalhando na Vila Bom Jesus. Era pra ter sido terminado o asfalto lá na segunda-feira (5), mas, por conta da chuva, tivemos um pequeno atraso. Vamos continuar trabalhando e, assim que finalizarmos lá, vamos fazer uma operação tapa-buraco na cidade. Além disso, esse ano vamos conseguir colocar em prática alguns projetos sociais que vão ajudar a população mais carente. Tenho certeza que 2018 será um ano melhor.”

A grande surpresa da noite, no entanto, foi o anúncio do novo líder do governo. O vereador Dionísio Coutinho (PSC) foi o responsável por ser a ponte entre o executivo e o legislativo em 2017 e sofreu com a árdua missão de defender um governo com recursos reduzidos. Para a surpresa geral, o maior crítico de todos, Wilson Leite (PDT), líder de uma inquisição contra o atual prefeito no ano anterior, foi o escolhido para assumir o cargo em 2018. Justificando o novo cargo, o parlamentar falou: “O prefeito, em sua inteligência, percebeu que isso seria positivo. Ser líder do governo é aproximar os dois poderes. O líder tem o papel de amenizar as relações entre executivo e legislativo e darei o meu melhor, meu conhecimento e experiência, para que isso aconteça da melhor maneira possível.”

Veja também:  Em Tucuruí, Bena declara apoio a Jairo Holanda e não se candidatará (atualizado)

Indicações ao executivo aprovadas

Além das reviravoltas no cenário político, os vereadores aprovaram por unanimidade três indicações para o poder executivo. A primeira, de autoria de Dionísio Coutinho, pediu que o executivo fizesse a arborização da rotatória que dá acesso ao Distrito Empresarial. A segunda, de autoria de Maria Pereira (PDT), pediu que o executivo fizesse a desapropriação de uma área ao lado da Feira do Produtor para a construção da praça de alimentação do município. Por fim, a indicação do presidente Junior Garra (PR), pediu que o governo criasse a Defesa Civil de Canaã dos Carajás.

Comissões formadas

As comissões permanentes foram votadas e montadas pelos parlamentares. Confira abaixo o resultado final:

 – Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Baiano do Hospital (PHS), Walter Diniz (PMDB) e Wilson Leite (PDT);

 – Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Dionizio Coutinho (PSC), João Nunes (PMDB) e Rael da Marcenaria (PHS);

 – Comissão de Urbanismo e Infraestrutura: Anderson Mendes (PTB), Élio do Líder (PMDB) e Rael da Marcenaria (PHS);

 – Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente: Dionizio Coutinho (PSC), João Batista (PT) e Vânia Mascarenhas (PDT);

 – Comissão de Direitos Humanos: Anderson mendes (PTB), Élio do Líder (PMDB) e Vânia Mascarenhas (PDT);

 – Comissão de Terras, Obras, Serviços Públicos, Direitos Minerários e Energia: Gesiel Ribeiro (PHS), João Nunes (PMDB), Vânia Mascarenhas (PDT)

Em virtude do feriado de carnaval, a segunda sessão ordinária será realizada na quinta-feira (15), às 18 horas

Deixe uma resposta