Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Justiça

Comarca de Canaã dos Carajás vai iniciar programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes

O Fórum de Canaã dos Carajás vai começar a desenvolver no município o programa “Conta Comigo”, que visa o apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes acolhidos por instituições, e é idealizado pelo Tribunal de Justiça do Pará. Os interessados em conhecer a iniciativa podem participar de uma palestra de apresentação, que será realizada na próxima terça -feira (9), na sede do Fórum, às 10h, onde também serão realizadas as inscrições dos futuros padrinhos.

Depois de inscritos, os candidatos passarão por um processo de “Capacitação”, que contará com oficinas de formação, visitas às instituições para conhecer o perfil das crianças a serem apadrinhadas e estágio de convivência com acompanhamento. A celebração do apadrinhamento deve ser realizada apenas em dezembro, com a conclusão do processo. Ainda assim, os padrinhos continuarão sendo acompanhados pela equipe da Vara da Infância e da Juventude do Fórum e do abrigo em que se encontra a criança ou adolescente apadrinhados.

Conta Comigo

O Programa Conta Comigo visa dar oportunidade de convívio familiar e com a comunidade a crianças que estão acolhidas em instituições. Podem ser apadrinhadas crianças e adolescentes na faixa etária de sete a 18 anos, com poucas chances de adoção e reinserção familiar.

Já os pré-requisitos para apadrinhar são: participar das capacitações e acompanhamento, ter mais de 18 anos, guardar diferença de pelo menos 16 anos com o afilhado, ter disponibilidade de tempo, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção e não possuir pendência judicial envolvendo criança e adolescente.

Também é possível colaborar fazendo uma doação, custeando material escolar, financiando curso, prática esportiva, ou prestando serviço. Mais informações podem ser obtidas no www.tjpa.jus.br/contacomigo.

Deixe uma resposta