Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Associação

Criada a Associação de Criadores do Estado do Pará

O Pará conta hoje com 21 milhões de cabeça de gado, ou seja, tem o quinto maior rebanho do país

O pecuarista Maurício Pompéia Fraga Filho, mais conhecido por “Mauricinho”, foi aclamado presidente da Associação de Criadores do Estado do Pará, em assembleia de fundação da entidade realizada no sábado (8) na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (PA).

A composição da diretoria, que terá um mandato de três anos com direito à reeleição, inclui pecuaristas de Redenção, Belém, Paragominas e proprietários de fazendas de outros municípios do estado. “Por se tratar de uma entidade estadual, fizemos questão de contar com representantes de todas as regiões do Estado na nossa diretoria, que terá sede em Belém e escritórios de representação em alguns municípios”, disse Mauricinho.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento do setor agropecuário no estado; estimular a criação de cooperativas entre seus membros; manter intercâmbio com outras entidades e promover seminários de interesse dos pecuaristas, além de realizar parcerias com órgãos governamentais”, destacou o presidente da Acripará.

Segundo Maurício Fraga, a entidade foi criada com base na bem sucedida Associação dos Criadores do Mato Grosso – Acrimat, cujo representante, Betão esteve presente na assembleia em Marabá. “E isto é só o começo, porque no futuro lutaremos pela criação de uma associação nacional para defender unicamente os interesses dos pecuaristas de gado de corte do país”, afirmou.

O presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Marabá, Antônio Vieira Caetano, o “Neném”; o presidente do Sindicato Rural de Parauapebas, João Barreto; o presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite do Sul e Sudeste do Pará, Cícero Coelho, e o pecuarista pioneiro na região de Parauapebas, Lázaro de Deus Vieira Neto elogiaram a criação da Acripará, destacando que “o setor precisava de uma entidade forte e representativa só para a área de gado de corte no estado”.

Na condição de produtor rural, também esteve presente à reunião em Marabá o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Luciano Guedes. “Parabenizo o Mauricinho por esta iniciativa de criar a Acripará. Considero de fundamental importância a criação da Associação de Criadores e me coloco à disposição para apoiar no que for preciso”, disse Guedes.

Ficou decidido na assembleia realizada no Parque de Exposições José Francisco Diamantino, do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, que para ser associado da Acripará, o pecuarista precisa estar cadastrado na Adepará.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará conta hoje com 21 milhões de cabeça de gado, ou seja, tem o quinto maior rebanho do país e o município paraense de São Félix do Xingu tinha em 2015 o maior rebanho bovino do país, isto é, 2.222.949 cabeças. Ainda segundo o IBGE, o efetivo de bovinos, em 2015 no Brasil, foi de 215,20 milhões de cabeças, representando um amento de 1,3% em relação a 2014.

A cobertura completa será mostrada em breve no programa Conexão Rural, que é veiculado todo domingo às 9h na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas (PA).

Texto e foto: Lima Rodrigues.

Comentários ( 2 )

  1. QUEM SÃO ELES
    O BRASIL está ficando livre de três quartos ¾ da enorme quadrilha que corrói os cofres desta Nação. São inúmeros os projetos ambientais, que a empresa Odebrecht terceiriza essas empresas para onerar os estados e municípios brasileiros, sobre saneamento básico.
    SANEAMENTO de rios ou igarapés, é o ato ou efeito de sanear, como limpeza, asseio, ou um conjunto de técnica de evacuação e o tratamento físico ou mecânico das águas se for necessário, um ou mais destino para os esgotos, e o melhor laboratório de análise para esse rio ou igarapés é a soltura de milhões de alevinos que vai comprovar se este rio está limpo e potável para o consumo humano, e o prazo de cada rio e seus respectivos igarapés a serem recuperado é de três ou quatro anos pela passagem do projeto por aquela região.
    MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE criado em 1992 tem como objetivo promover a preservação ambiental no Brasil, aumentando o conhecimento nos recursos hídricos e da Amazônia legal, como fauna, e flora brasileira, educação ambiental, e agenda 21.
    O MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE aprovou uma obra de saneamento no rio Jundiaí que durou quarenta anos e o rio não tem capacidade de pesca, e a água quem bebe? Rios no rio de janeiro, salvador Bahia, Belém do Pará, quem bebe essa água? SENHORES MINISTROS.
    MICHEL TEMER GERALDO ALCKMIN e seus ministros e secretários estão convidados a beberem água do rio Jundiaí e saborearem o pescado na hora (appetizing) no leito revitalizado.
    A REVITALIZAÇÃO do rio Jundiaí custou 1.6 bilhões de dólares, quanto está custando a maquiagem da Odebrecht, em salvador, rio de Janeiro, Belém do Pará, e Nordeste. Descubram se o povo pobre, desempregado, faminto, fala a verdade sobre esse despautério.
    SENHORES MINISTROS nós brasileiros gostaríamos que os Meritíssimos informassem como funciona um ministério sem conteúdo, e os mestres pós-graduados irão se comportar devem pegar um reforço com a Odebrecht ok, ao que se destina os rios, igarapés, veredas, lagos, estão morrendo e o ministério não faz nada por esses biomas, seis anos de seca no Nordeste e as nascentes estão morrendo.
    MMA foi criado para educar pessoas, empresas, e trabalhar com o ambiental. O ensinamento para pessoas fazerem a coisa certa, ficou no esquecimento, e entrou a arrecadação, perseguições, fechamento de empresas do tamanho de suas necessidades, ultimamente fecharam onze frigoríficos aqui no sul do estado do Pará roubos de projetos importantes para políticos ou empresas, e as pessoas lesadas não tiveram o direito de prestarem queixa, as delegacias eram orientadas há não receberem o seu depoimento, abrir processo contra Simão Jatene era impossível, os corruptos dizia na sua cara, nada pega em nós.
    Como funciona esquema. Os bancos, Basa, Bradesco, e banco do Brasil e outros captura a ideia ou projeto e passa para empresa interessada, e ai começa a perseguição da vítima até consegui os seus ideais corrupto, com apoio da polícia, juiz e promotor. MMA, e GOV. SIMÃO JATENE.
    O PREMIO INNOVARE é nada mais que uma grande procura ao encontro de ferramentas que lhes deem mais poder, para as mentes cansadas e pouco criativas, que não sabem mais o que fazer, para criarem uma nova virgula, e essa virgula está airoso para um JUIZ fazer justiça. É sabido por muitos que vocês são tratados como reis e rainhas e que ultimamente não estão cumprindo o seu papel a que se destina com rapidez.
    PROMOTORA DE JUSTIÇA ÉRICA ALMEIDA DE SOUZA, menti em favor de mafiosos ou ladrão, quanto recebeu doutora para ir contra a verdade, menti contra a CGU e contra JD infelizmente existe promotor que acha que ganha pouco e aceita uma ajuda da máfia, para vocês é licito ou imoral?
    A FABRICA DE RODAS DOS TRÊS PODERES desanda o país por falta de conteúdo. O centro de rolamento está quebrando por excesso de certeza que se transforma em mentira.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!