Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

De Rambo a Kakiado, Parauapebas tem 288 candidatos a vereador registrados

O município de Parauapebas terá, este ano, um total de 288 candidatos a vereador. Eles disputam um total 15 vagas na Câmara Municipal, cujo orçamento mensal ultrapassa a cifra de R$ 3 milhões, ou seja, maior que todos os recursos arrecadados de vários pequenos municípios da região sul/sudeste do Pará.

Alguns dados chamam a atenção em relação à lista dos 288 candidatos. Primeiro, como o site do Tribunal Superior Eleitoral permite colocar antonomásias (apelidos) para que o nome popular vá à urna, vários candidatos exageraram nesses nomes populares.

Assim, “Rambo” (apelido do policial civil Almeida) saiu das telonas do cinema e mergulhou na urna de Parauapebas. Hélio Kakiado e Giobi também enfeitam a lista excêntrica dos candidatos a vereador.

Outro detalhe surpreendente é a grande quantidade de candidatos oriunda da área de educação. Da longa lista dos 288 nomes constam pelo menos 18 nomes de homens e mulheres que se identificam como “professor”. Desses, 11 são homens e sete mulheres.

As cadeiras na Câmara e outras vantagens financeiras também despertam o interesse dos chamados “homens e mulheres de Deus”. Os pastores querem dividir o tempo de pastorear o “Rebanho do Senhor” com a difícil tarefa de legislar em Parauapebas. Sete pastores estão no páreo, sem contar 11 candidatos que se identificam como irmãos e irmãs, uma referência aos pregadores do evangelho eterno.

A lista com nomes bizarros ou incomuns tem ainda Alex Novo Óleo, Assis das Três Voltas, BHYL, Bizunga, Diferente (apelido de Francisco Ivonilton Alencar), Hélio Kakiado, Leitão Carrias, Márcio Motozão, Márcio Top 10, Marlúcio Sangue Bom, Neide Tacacá, Nets Burges, Raimundo Mumu, Marlúcio Sangue Bom, entre outros.

Marabá

Na vizinha Marabá, o número de candidatos a vereador só diminuiu nos últimos quatro anos. Em 2012 havia 399 candidatos ao cargo, mas este ano eles ficaram mais escassos: são apenas 329 candidatos aptos a serem votados em 2 de outubro nas escolas da cidade.

Seja o primeiro a escrever um comentário

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!