Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Diretor técnico da EMATER visita regional de Marabá

O diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (EMATER – PARÁ) Rosival Possidônio do Nascimento visitou ontem, 18, a regional de Marabá. A visita teve como objetivos principais avaliar as ações de ATER e articular as condições mínimas de trabalhos, mesmo diante da crise política e econômica em curso no Brasil.

Logo pela manhã Rosival visitou o escritório local de Marabá, onde realizou uma reunião coletiva e ouviu extensionistas rurais da EMATER. Posteriormente, respondeu os questionamentos sobre a gestão da empresa. “Enquanto não se resolve o problema administrativo, não resolvemos o problema técnico. Por isso trabalhamos integrados em regime colaborativo”, explicou Possidônio.

Rosival reafirmou que “o retorno da taxa de ATER para os escritórios regionais e locais (campo) é um compromisso, está garantido, e vem sendo cumprido pela Diretoria da EMATER no percentual de 20%, mas reconhece que o ideal seria de 50 %”.

Algumas ações estão sendo estruturadas na EMATER em âmbito central: uma coordenação de crédito rural; equipe de captação de recursos financeiros; e regularização para cobranças de serviços prestados pela empresa: declarações, elaboração de projetos e outros.

Foi recomendado que a Diretoria da EMATER busque parcerias com as empresas que desenvolvem grandes empreendimentos na área de mineração e energia: Vale e Eletronorte. Exemplo: no regional de Altamira já foi estabelecido convênio com a Norte Energia para construção de escritório e equipamentos.

Em relação à construção ou reforma do prédio da EMATER em Marabá, o diretor técnico se comprometeu eme incluir no orçamento de 2017, bem como a possibilidade de articular uma emenda parlamentar.

Na programação da visita em Marabá foram realizadas a entrega de um viveiro de mudas em parceria com Ideflor no Projeto de Assentamento Escada Alta, onde tem a ação de implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) em desenvolvimento; conversa com agricultora Jovair Soares – maior produtor de abacaxi do município; avaliação in loco da estrutura da Escola Família Agrícola (EFA) e de um empreendimento de produção de hortaliças em sistema de hidroponia (bem na entrada da cidade de Itupiranga).

Deixe uma resposta