Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Gestores e professores de Canaã dos Carajás e Parauapebas são capacitados pelo IEE

Esportes de Aventuras e Lutas no ambiente escolar foram os principais temas do quarto módulo do ano do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, em Canaã dos Carajás, nos dias 10, 11 e 12 de agosto. O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) e, no município, conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal e parceria da Fundação Vale. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Estiveram presentes 42 profissionais de Canaã e Parauapebas, que experimentaram diferentes práticas de esporte educacional, trocando experiências e compartilhando diferentes formas de aplicação e intervenções qualificadas.

Para a professora Simone Moraes, de Parauapebas, a formação abriu um leque de opções, mostrando novas formas de pensar os conteúdos propostos. “As trocas com a turma e a forma das diversas divisões dos grupos proporcionaram um aumento de experiências. As atividades colocadas na prática, em quadra, me fizeram perceber e sentir mais próxima da realidade dos meus alunos”, contou.

Vale destacar que no segundo dia de formação, os temas planejamento e registro das sequências didáticas foram trabalhados. “Queremos que eles aprimorem a escrita e a forma de comunicar o fazer pedagógico. É um grupo extremamente participativo e envolvido nas discussões, enriquecendo a formação e deixando o encontro ainda mais produtivo e prazeroso”, comentou a subcoordenadora pedagógica do IEE Cibelle Borges.

Além da capacitação para professores, ainda fazendo parte do projeto Formação Continuada, foi realizado o quarto encontro com gestores escolares dos municípios, com uma avaliação dos avanços e desafios. “Já percebemos os gestores escolares com um olhar mais ampliado e aprimorado ao pensar na prática pedagógica das aulas de Educação Física. Sempre nos falam que os encontros têm qualificado a formação profissional, a quebra de paradigma ao repensar o que é a Educação Física e a importância de fazer atividade física como o autocuidado”, relatou Cibelle Borges.

Também foi realizada a Formação de Tutores para atuar no Projeto de Liderança Juvenil. O encontro contemplou dez professores que trabalham com adolescentes em suas escolas, onde depois de capacitados, irão desenvolver ações de protagonismo juvenil no universo escolar.

Formação Continuada de Professores da Rede Pública – O projeto está no seu quarto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Neste ano, o projeto atua em 19 cidades de sete estados (Pará, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul e Pará), com o objetivo de capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!