Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Meio Ambiente

Guarda Municipal de Marabá terá Grupamento de Proteção Ambiental

O objetivo e atuar na proteção ao meio ambiente, fiscalizando, prevenindo e coibindo crimes ambientais

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Acontece na próxima segunda-feira (10), às 14h, no auditório da Subseção da OAB-PA, a aula inaugural do I Curso de Formação em Proteção Ambiental (CFPA), da Guarda Municipal de Marabá (GMM). O objetivo é formar um Grupamento Ambiental para atividades de proteção do meio ambiente, desenvolvendo ações de preservação, prevenção, repressão aos crimes ambientais e ampliação das políticas de sustentabilidade.

O inspetor Roberto Lemos, superintendente-geral da GMM, afirma que o Grupamento de Proteção Ambiental atuará isoladamente ou em parceria com órgãos e secretarias que atuam na preservação do meio ambiente, como Ibama, Instituto Chico Mendes, Sema, Semma e Comam.

De acordo com ele, o Grupamento atuará na fiscalização das diversas áreas relativas ao meio ambiente, coibindo condutas ilegais, atuando em áreas de preservação ambiental, no resgate e captura de animais silvestres, fiscalização ambiental, educação ambiental, prestação de socorro em áreas de reservas e preservação  ambiental. “Auxiliará ainda no combate a incêndio em áreas de matas e reservas ambientais, entre outros crimes relacionados ao meio ambiente”, explicou o inspetor.

Seleção

Os alunos foram selecionados dentro do universo de inspetores e guardas, onde cada candidato deveria ser voluntário, ser classificado no quesito comportamento, com pontuação mínima de “Bom”, não ter sido condenado a pena de suspensão do cargo ou função, estar apto no exame médico e físico e saber nadar, entre outros requisitos.

O processo seletivo será constituído de duas fases: a primeira é a avaliação médica, de caráter eliminatório, que visa auferir a aptidão de saúde. O candidato deverá gozar de boas condições físicas. Na segunda etapa acontece o teste de aptidão física, também de caráter eliminatório, em que o candidato deve atingir o mínimo desempenho desejável em todos os exercícios de flexão de barra fixa, abdominal remador, flexão de braço, corrida de 12 minutos e natação.

Os agentes receberão ainda aulas expositivas, teóricas e práticas, com emprego de recursos audiovisuais, exercícios simulados, além de instruções práticas de campo, a fim de demonstração prática de acordo com a conveniência e oportunidade.

Será formado um efetivo total de 40 agentes de segurança, 25 entre guardas e inspetores da GMM. As demais 15 vagas serão destinadas a outros órgãos de segurança que também participarão do curso de formação, o qual começa no próximo dia 10 de abril e termina previsto no dia 5 de maio, com 135 horas de duração.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!