Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Agropecuária

IBGE: Recenseadores iniciam coleta de dados em Parauapebas e região para o Censo Agropecuário 2017

Este ano, a novidade é confirmar pelo celular, através do QR Code, a identificação do recenseador

Começou esta semana na região de Parauapebas a realização do Censo Agropecuário 2017 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que tem o objetivo de mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira. Os dados levantados no Censo Agro servem como base para a construção de estatísticas relevantes à população brasileira e ao planejamento de políticas públicas.

Para a realização do Censo, o estado é dividido em subáreas, como Parauapebas que também engloba os municípios de Eldorado do Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás. No Brasil, a expectativa é visitar 5,3 milhões de propriedades. O trabalho de coleta das informações será realizado entre os meses de outubro de 2017 e fevereiro de 2018. Na subárea de Parauapebas há 21 recenseadores e 4 supervisores que fazem a coleta especial nas maiores propriedades que demandam uma atenção.

No Brasil, são mais de 18 mil recenseadores contratados pelo IBGE.

Para Gabrielle Costa, Agente Censitário Regional, responsável pela subárea de Parauapebas, é necessário que as informações sejam completas e precisas, para atualizar os dados do último censo. “Os censos agropecuários são realizados a cada 10 anos, e considerando também que vivemos em uma região que cresceu muito nos últimos tempos, a pesquisa é de grande importância para a localidade, podendo assim retratar a realidade rural local”, destacou Gabrielle.

O IBGE faz levantamentos como a produção da pecuária municipal, a produção agrícola municipal e as trimestrais da agropecuária. No Censo Agropecuário de 2006, o rebanho de bovinos era:

   – Parauapebas: 90.499 cabeças
– Canaã dos Carajás: 209.264 cabeças
– Curionópolis: 228.457 cabeças
– Eldorado do Carajás: 251.339 cabeças

Uma das novidades do Censo Agro é a possibilidade de confirmar a identidade do recenseador através do QR Code que há no crachá, localizado no lado esquerdo do colete. O código pode ser lido pelo celular que redirecionará diretamente para o site do IBGE que fará a checagem. Existem também outras duas formas de confirmar a matrícula do recenseador que é através do site do IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. As medidas são para reforçar a segurança de produtores rurais na hora de repassar as informações.

Site do IBGE : https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/coleta-censo- agro-2017/identificacao- do-recenseador-censo- agro-2017.html

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!