Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

IFPA de Parauapebas terá curso superior de Tecnologia em Automação Industrial

O curso abrange conhecimentos em sistemas mecânicos, eletro-eletrônicos e computação.

O campus Parauapebas recebeu, nesta quarta-feira (18), a portaria de autorização para funcionamento do curso superior de tecnologia em Automação Industrial. Esta permissão caracteriza-se como um marco histórico para a educação do município e, também, para o campus, que passa a ter o primeiro curso superior na grade de cursos oferecidos à sociedade.

O curso de tecnologia em Automação Industrial abrange conhecimentos em sistemas mecânicos, eletroeletrônicos e computação, necessários à otimização do esforço humano, de modo a tornar os processos mais seguros e eficientes, viabilizando o desenvolvimento industrial.

Conforme especifica o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), o egresso do curso em Automação Industrial é o profissional apto a atuar no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Podendo desenvolver projetos e gerenciamento de instalação e o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais.

De acordo com Rubens Chaves, diretor geral do campus Parauapebas, “o mercado de trabalho tornou-se mais competitivo e exigente, tanto em produtos como em serviços, o que requer uma nova postura profissional, assim, a abertura do curso atende a necessidade de profissionais nesta área, possibilitando educação de qualidade aos jovens do nosso município”, conta.

O Projeto Pedagógico do novo curso foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup) e autorizado pelo reitor substituto do IFPA, André Moacir Lage Miranda. O curso terá 40 vagas para ingresso anual e carga horária total de 3.692 horas/aula.

O PPC foi elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do campus Parauapebas composto pelos professores Daniel da Conceição Moutinho, Diego Almir da Silva e Silva, Renato Araújo da Costa, Rubens Rodrigues Chaves, Sebastião Rodrigues Moura e Thabatta Moreira Alves de Araújo.

O professor Sebastião Moura, diretor de Ensino em exercício, que também fez parte da formulação do PPC, declarou que “o curso em Automação Industrial representa um avanço significativo na qualidade de ensino oferecido pelo IFPA à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local e regional, formando profissionais que tenham embasamento teórico e prático para inovar sistemas na área de automação industrial”.

Além dos membros do NDE, o PPC do curso superior tecnológico em Automação Industrial foi construído com a colaboração dos docentes Hélio Fernando Pessoa Bentzen, Laís Mota De Brito Da Fonseca, Lucas Araújo do Nascimento, Maria Reinize Semblano Gonçalves e Rafael Pires Pinheiro.

Forma de Ingresso

O acesso ao curso superior de tecnologia em Automação Industrial será realizado por meio de Edital para ingresso no primeiro período e/ou por transferência ou por reingresso. Os processos seletivos serão oferecidos a candidatos que tenham certificado de conclusão do ensino médio ou de curso que resulte em certificação equivalente.

Comentários ( 3 )

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!