Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Religião

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré será recebida na Câmara Municipal de Marabá nesta terça-feira

A diretoria da festa religiosa afirma estar com tudo pronto para a grande romaria de domingo, dia 15.

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Passado o Círio de Nazaré em Belém, no último domingo (8), a diretoria do 37º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá está com tudo pronto para a procissão local, que acontece no próximo domingo (15), quando a imagem da santa padroeira do Pará sai do palco da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Núcleo Pioneiro e, após romaria num percurso de 7 mil e 300 metros, chega ao Santuário da Folha 16, na Nova Marabá.

Este ano a novidade é a nova corda dos promesseiros, tecida em sisal e adquirida em Conceição do Coité, na Bahia, com 400 metros de comprimento, 80 metros a mais que a antiga, que estava em uso desde 2013. A corda, já com as despesas de transporte, custou R$ 7 mil.

Segundo os diretores Mauro de Souza, Ederaldo Souza, Marciomar Sirqueira e Juan Mateus de Souza, assim como no ano passado, não haverá a trasladação pelo Rio Tocantins, pelo fato de as águas estarem muito abaixo do nível, o que poderia causar acidentes com as embarcações.

Dessa maneira, a imagem, ao sair do Santuário da Folha 16, na tarde de sábado (14), será levada à margem do rio, no Balneário Mangueiras, onde o bispo Dom Vital Corbellini ministrará uma bênção especial a dezenas de barqueiros e rabeteiros.

Em seguida, a romaria rodoviária segue pela mesma via à Velha Marabá. Enquanto isso, os donos das embarcações, devotos da santa, fazem sua romaria na parte onde o rio está mais profundo, mas sem a imagem, diferentemente do que acontecia até 2015.

Amanhã, terça-feira (10), às 9h, a imagem será recebida por vereadores e servidores da Câmara Municipal de Marabá; em seguida visita uma empresa de Informática na Nova Marabá e, no final da tarde, será levada às dependências de um grupo de comunicação da cidade com matriz em Belém.

Ouvido pelo Blog, Dom Vital Corbellini se disse muito satisfeito com a organização, muito feliz por estar vivenciando mais Círio em Marabá e ressaltou que a procissão deve reunir o mesmo número de fiéis do ano passado, cerca de 240 mil, segundo a Polícia Militar.

III Círio Musical

Este ano, o Círio Musical, em sua terceira edição, terá como destaque o padre Reginaldo Manzotti, cantores de Belém e artistas locais. Veja, a seguir, programação:

Dia 14/10

Palco da Catedral. Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Marabá Pioneira

– 17h30 Show com artistas paraenses Madalena Aliverti e Eriko Neles, acompanhados pelo maestro Tynnoko Costa

– 19h – Missa. Campal celebrada presidida pelo bispo diocesano Dom Vital Corbellini.

– 20h – Retorno musical com Madalena Aliverti.

– 20h20 – Show de Evangelização com o padre Reginaldo Manzzoti.

Dia 15/10

Palco da Catedral. Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Marabá Pioneira

– 5h30 – apresentação musical com a cantora Paraense Lucinha

Bastos.

– 6h – Missa Campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Vital Corbellini.

– 7h – retorno musical com Lucinha Bastos.

Palco da Prefeitura Municipal – AV. VP-8 – Nova Marabá

– A partir das 8h30

 – Apresentação musical com artistas locais: Nilva Burjack, Nilma de Amorim Júnior, Dedê Alves, Sara Maria Peixoto, Caio e Tynan, Banda Municipal de Marabá eTony dos Anjos.

– Apresentações musicais com artistas convidados: Madalena Aliverti, Eriko Neles, maestro Tynnoko Costa, Lucinha Bastos, Gerson Araújo e lsmaelino Figueiredo.

– Homenagem especial: Apresentação Musical: padre Reginaldo Manzotti.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!