Jônatas Andrade, juiz federal do trabalho, recebe título de cidadão parauapebense

Continua depois da publicidade

O juiz deve colocar a sua atuação a serviço da cidadania, pretendendo construir uma sociedade que dignifique a pessoa, estimule a solidariedade, diminua as diferenças regionais, que colabore na erradicação da miséria, da pobreza e do analfabetismo ”. (Urbano Ruiz).

Magistrados  advogados e vereadores posam para foto

Ontem (29), através de requerimento da vereadora Francisângela Resende (PMDB), a Câmara Municipal finalmente reconheceu oficialmente toda a dedicação que o juiz federal do Trabalho Jônatas Andrade dispensou a Parauapebas durante sua estada a frente da 1ª Vara do Trabalho local, concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário de Parauapebas. Justa homenagem  presenciada por colegas juízes, advogados, políticos, e por populares que puderam conhecer mais amiúde as ações do magistrado que tanto melhoraram a vida dos munícipes das regiões do entorno das minas de Carajás.

Vereadora Francis Resende, PMDB, entrega título de Cidadão Honário de Parauapebas ao Dr. Jônatas AndradeVárias autoridades fizeram uso da palavra para externar o quão satisfeitos estavam em participar daquele momento histórico para o município de Parauapebas, já que pela primeira vez um membro da justiça recebia essa honra.

Para a vereadora Francisângela Resende, autora do requerimento,“ todas essas conquistas do Dr. Jônatas comprovam que além do sucesso profissional, sempre atuou com dedicação e esforço para garantir a efetivação da justiça laboral em nossa cidade, fato que o torna um legítimo cidadão parauapebense, portanto é justo que a Câmara Municipal conceda-lhe o título de Cidadania como forma de reconhecimento pela sua atuação em Parauapebas. Sua passagem por Parauapebas trouxe resultados positivos que foram frutos das suas ações, por isso o título que vossa Excelência é o resultado do seu trabalho por nossa gente”.

O juiz, depois de receber o título, disse ser este “um momento ímpar, uma grande homenagem, não a ele, mas ao sistema de justiça”. Fazendo um pequeno resumo de sua vida, das suas passagens pelo Pará até chegar a Parauapebas, o homenageado relatou sua luta com o sistema para que melhorias fossem feitas no aparato funcional da  comarca e das discussões que culminaram no acordo entre a justiça do trabalho e a mineradora Vale sobre as horas in itineres, que tanto beneficiou e continua beneficiando os trabalhadores da região. Agradeceu e informou da parceria entre os poderes executivo, legislativo e judiciário e as instituições públicas e privadas para a implantação da Ação Cidadania, garante gratuitamente inúmeros serviços e benefícios aos cidadãos de baixa renda da cidade.

Jônatas e Janaina Andrade na CMP Pessoalmente, gostaria de dizer que é uma grande honra ser amigo pessoal do homenageado e de sua família. E, em assim sendo, gostaria de prestar minha homenagem à sua esposa, Janaína Passos Andrade, que com carinho e paciência está sempre ao seu lado nos bons e maus momentos,  garantindo-lhe a tranquilidade para tomada de decisões importantes e responsáveis, fazendo jus àquele antigo ditado que, “ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher”.

Parabéns ao amigo Jônatas, parabéns aos vereadores pelo reconhecimento, e, parabéns principalmente aos trabalhadores das regiões do entorno de Carajás por termos tido na justiça do trabalho em Parauapebas um magistrado preocupado com o bem estar social do povo.

Como iniciei o post citando frase do também juiz Urbano Ruiz, que bem caracteriza o homenageado, termino-o com a frase do poeta e novelista francês Victor Hugo, que certamente o define: “ser bom é fácil. O difícil é ser justo”. Obrigado, amigo, por nos mostrar o que realmente é fazer justiça!